5 Drinques para você experimentar em Cuba

#DicasSobreDrinques: conheça 5 drinques imperdíveis de Cuba, descubra sua história e saiba como prepará-los.

 

Recomendamos algumas receitas bem fáceis e saborosas inspiradas nos drinques imperdíveis típicos de Cuba (todos feitos com rum) e nas receitas da Havana Club

 

→ Todas as receitas estão com quantidades proporcionais a uma dose.

 

Piña Colada “versão cubana”

 

Assim como a original de Porto Rico, tem o suco de abacaxi como ingrediente principal. Contudo, a “versão cubana” é mais leve e refrescante, pois não leva leite de coco ou leite condensado. 

 

Ingredientes:

- 45 ml de rum

- 45 ml de suco de abacaxi

- meio limão

- gelo

 

Preparo:

Sem mistérios, basta misturar tudo em um copo!

.

.

Daiquiri

 

Originário de Santiago de Cuba, o daiquiri tornou-se famoso mundialmente por ser um dos preferidos do escritor Ernest Hemingway, ainda que sua favorita fosse a versão com licor maraschino, que ficou conhecido como papa doble. Existem inúmeras versões do drinque como a frozen (bebida mais pedida do bar habanero El Floridita) e as opções com diversas frutas.

.

receita de daiquiri

.

Daiquiri clássico

.

.

Ingredientes:

- 50 ml de rum

- duas colheres chá de açúcar

- gelo

- meio limão

 

Preparo:

Misturar o rum, açúcar e limão em uma coqueteleira ou qualquer recipiente vedado. Adicione o gelo e agite por 30 segundos. Escoe em um coador e sirva-o.

.

.

Papa Doble

 

Ingredientes:

- 50 ml de rum

- 5 ml de licor maraschino

- meio limão

- 35 ml de suco de toranja

- gelo

 

Preparo:

Esprema o limão e misture-o com todos os ingredientes em uma coqueteleira. Agite por 30 segundos e em seguida sirva em um copo com o auxílio de um coador. 

.

.

Mojito 

 

Sem qualquer hesitação, podemos afirmar que se trata da bebida mais famosa inventada em Cuba! Mais uma vez o escritor Ernest Hemingway ajudou a tornar o coquetel, assim como o bar, que existe até hoje em Havana e que servia seu mojito preferido, o La Bodeguita del Medio, conhecidos mundialmente. O bar afirma ter sido o responsável pela invenção do drinque, mas existem inúmeras versões da história de sua origem, sendo mais crível a de que o drinque era baseado em um medicamento dos indígenas cubanos, composto de hortelã, aguardente de cana e limão, que foi incorporado pelos espanhóis ainda nos tempos coloniais.

.

receita de mojito cubano

.

Ingredientes:

- 50 ml de rum

-  duas colheres chá de açúcar

- meio limão

- hortelã a gosto

- gelo

- 90 ml de água com gás 

 

Preparo:

Misture o açúcar e o limão e em seguida esmague o hortelã por cima do suco. Adicione o rum, o gelo e, por último, a água e misture novamente.

.

.

Cuba Libre

 

Drinque extremamente fácil de elaborar que chama atenção por seu nome popular “Cuba Libre”. Sua invenção é paralela à popularização da Coca-Cola. Conta a lenda que após o fim da Guerra Hispano-Americana (1898) e, mais precisamente, após a vitória contra os espanhóis em Cuba, os soldados estadounidenses teriam brindado com drinques de Coca-Cola misturada com rum sob a ode “Cuba Libre!”.

.receita de cuba libre havana club.

Ingredientes:

- 50 de rum 

- 100 ml de tuKola (refrigerante de cola cubano) mas na falta pode ser Coca-Cola ou Pepsi mesmo 

- um limão

- gelo

 

Preparo:

Adicione o gelo no recipiente e adicione o refrigerante e o rum. Esprema o limão e para enfeitar você pode adicionar mais uma fatia de limão no copo.

.

.

Canchánchara

 

Bebida imperdível durante uma visita à belíssima cidade considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Trinidad. Sua origem é atribuída a guerra de independência contra os espanhóis. Os mambises (guerrilheiros cubanos opositores à metrópole) misturavam aguardente com mel e qualquer cítrico que eles tinham à mão. A canchánchara era servida quente como uma bebida nutritiva e tonificante, embora sua versão popular contemporânea seja degustada preferencialmente gelada. 

 

Ingredientes:

- 50 ml de rum envelhecido

- 20 ml de água de mel

- 10 ml de suco de limão

- 90 ml de água com gás

- meio pepino

- hortelã

- gelo

- meia fatia de limão

 

Preparo:

Adicione o pepino e o hortelã na água com gás e deixe descansando por duas horas na geladeira. Após esse tempo, em outro recipiente adicione o gelo, o rum, o suco de limão e a água de mel e misture com a água de pepino e hortelã. Por fim adicione uma rodela de limão no copo para enfeitar.

.

.

Deixe um comentário

WhatsApp Contato por WhatsApp