5 Drinques para você experimentar em Cuba
#DicasSobreDrinques: conheça 5 drinques imperdíveis de Cuba, descubra sua história e saiba como prepará-los.
Recomendamos algumas receitas bem fáceis e saborosas inspiradas nos drinques imperdíveis típicos de Cuba (todos feitos com rum) e nas receitas da Havana Club.
→ Todas as receitas estão com quantidades proporcionais a uma dose.
Piña Colada “versão cubana”
Assim como a original de Porto Rico, tem o suco de abacaxi como ingrediente principal. Contudo, a “versão cubana” é mais leve e refrescante, pois não leva leite de coco ou leite condensado.
Ingredientes:
- 45 ml de rum
- 45 ml de suco de abacaxi
- meio limão
- gelo
Preparo:
Sem mistérios, basta misturar tudo em um copo!
.
.
Daiquiri
Originário de Santiago de Cuba, o daiquiri tornou-se famoso mundialmente por ser um dos preferidos do escritor Ernest Hemingway, ainda que sua favorita fosse a versão com licor maraschino, que ficou conhecido como papa doble. Existem inúmeras versões do drinque como a frozen (bebida mais pedida do bar habanero El Floridita) e as opções com diversas frutas.
.
.
Daiquiri clássico
.
.
Ingredientes:
- 50 ml de rum
- duas colheres chá de açúcar
- gelo
- meio limão
Preparo:
Misturar o rum, açúcar e limão em uma coqueteleira ou qualquer recipiente vedado. Adicione o gelo e agite por 30 segundos. Escoe em um coador e sirva-o.
.
.
Papa Doble
Ingredientes:
- 50 ml de rum
- 5 ml de licor maraschino
- meio limão
- 35 ml de suco de toranja
- gelo
Preparo:
Esprema o limão e misture-o com todos os ingredientes em uma coqueteleira. Agite por 30 segundos e em seguida sirva em um copo com o auxílio de um coador.
.
.
Mojito
Sem qualquer hesitação, podemos afirmar que se trata da bebida mais famosa inventada em Cuba! Mais uma vez o escritor Ernest Hemingway ajudou a tornar o coquetel, assim como o bar, que existe até hoje em Havana e que servia seu mojito preferido, o La Bodeguita del Medio, conhecidos mundialmente. O bar afirma ter sido o responsável pela invenção do drinque, mas existem inúmeras versões da história de sua origem, sendo mais crível a de que o drinque era baseado em um medicamento dos indígenas cubanos, composto de hortelã, aguardente de cana e limão, que foi incorporado pelos espanhóis ainda nos tempos coloniais.
.
.
Ingredientes:
- 50 ml de rum
- duas colheres chá de açúcar
- meio limão
- hortelã a gosto
- gelo
- 90 ml de água com gás
Preparo:
Misture o açúcar e o limão e em seguida esmague o hortelã por cima do suco. Adicione o rum, o gelo e, por último, a água e misture novamente.
.
.
Cuba Libre
Drinque extremamente fácil de elaborar que chama atenção por seu nome popular “Cuba Libre”. Sua invenção é paralela à popularização da Coca-Cola. Conta a lenda que após o fim da Guerra Hispano-Americana (1898) e, mais precisamente, após a vitória contra os espanhóis em Cuba, os soldados estadounidenses teriam brindado com drinques de Coca-Cola misturada com rum sob a ode “Cuba Libre!”.
..
Ingredientes:
- 50 de rum
- 100 ml de tuKola (refrigerante de cola cubano) mas na falta pode ser Coca-Cola ou Pepsi mesmo
- um limão
- gelo
Preparo:
Adicione o gelo no recipiente e adicione o refrigerante e o rum. Esprema o limão e para enfeitar você pode adicionar mais uma fatia de limão no copo.
.
.
Canchánchara
Bebida imperdível durante uma visita à belíssima cidade considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Trinidad. Sua origem é atribuída a guerra de independência contra os espanhóis. Os mambises (guerrilheiros cubanos opositores à metrópole) misturavam aguardente com mel e qualquer cítrico que eles tinham à mão. A canchánchara era servida quente como uma bebida nutritiva e tonificante, embora sua versão popular contemporânea seja degustada preferencialmente gelada.
Ingredientes:
- 50 ml de rum envelhecido
- 20 ml de água de mel
- 10 ml de suco de limão
- 90 ml de água com gás
- meio pepino
- hortelã
- gelo
- meia fatia de limão
Preparo:
Adicione o pepino e o hortelã na água com gás e deixe descansando por duas horas na geladeira. Após esse tempo, em outro recipiente adicione o gelo, o rum, o suco de limão e a água de mel e misture com a água de pepino e hortelã. Por fim adicione uma rodela de limão no copo para enfeitar.
.
.
0 comentário