Dados Gerais

Você sabe dizer quais são os vizinhos de Cuba?

Cuba é formada pela ilha central, Ilha da Juventude e outras 1600 ilhas e ilhéus (os chamados Cayos em espanhol), que juntos formam o arquipélago cubano.

Devido a sua posição no Mar do Caribe ocidental, de valor estratégico no período colonial, Cuba ficou conhecida como a “Chave do Golfo”, por se situar na estrada do Golfo do México, e de “Chave do Novo Mundo”, por ser o ponto de passagem para os navegadores que se dirigiam ao continente americano.

As terras mais próximas ao território cubano são as da ilha Hispaniola (atual Haiti e República Dominicana), a 77 km de distância para o Leste; o arquipélago das Bahamas, a 140 km a noroeste; a Jamaica, a 146 km ao Sul; os Estados Unidos da América, distante 180 km ao norte; e o México, a 210 km ao Oeste.

O arquipélago cubano é formado pela ilha central, a Ilha da Juventude e outras 1600 ilhas e ilhéus. Imagem: Editorial Simar, Cuba.

Divisão administrativa

Cuba está dividia em 15 províncias – o equivalente aos estados brasileiros -, 168 municípios e ainda um município especial, denominado Ilha da Juventude.

Províncias cubanas, de Leste para Oeste: Pinar del Río, Artemisa, La Habana, Mayabeque, Matanzas, Cienfuegos, Villa Clara, Sancti Spítitus, Ciego de Ávila, Camagüey, Las Tunas, Granma, Holguín, Santiago de Cuba, Guantánamo.

Havana, a capital

A província de La Habana engloba 15 municípios: Habana Vieja, Centro Habana, Cerro, 10 de Octubre, Arroyo Naranjo, Boyeros, Habana del Este, Regla, Guanabacoa, San Miguel del Padrón, Cotorro, Plaza de la Revolución, Playa, Marianao e La Lisa.

Havana é a capital do país, geralmente por onde chegam os visitantes e o destino turístico mais importante.

As principais atrações turísticas da capital estão em Habana Vieja, Centro Habana e Vedado.

Municípios que integram a província de La Habana. Foto: Ediciones GEO.

Qual a população de Cuba?

De acordo com o censo demográfico, Cuba possui uma população de 11.193.470 milhões de habitantes (ONEI/2019).

Para se ter uma ideia, a população de Cuba aproxima-se do número de habitantes do Rio Grande do Sul, 11,4 milhões, ou do estado do Paraná, 11,5 milhões.

Quando o critério de análise é a divisão etária, predomina a população de 15 a 59 anos, 63,4%. Apenas 15,8% estão na faixa de 0 a 14 anos e o número de idosos, acima de 60, soma 20,8%.

Estrutura etária cubana: 20,8% da população acima dos 60 anos (ONEI/2019).

A maior parte da população está concentrada na capital, Havana, 2,1 milhões. A cidade de Santiago de Cuba, a segunda maior do país, possui 433 mil residentes. Em ordem decrescente, as cinco maiores cidades da ilha em número de habitantes:

Havana – 2.132.394

Santiago de Cuba – 433.406

Camagüey – 310.182

Holguín – 299.498

Santa Clara – 217.556

Um país de língua espanhola

O idioma oficial em Cuba é o espanhol, fruto do passado de ex-colônia da Espanha. Mas a influência indígena e africana transformou o “espanhol cubano” numa língua única. Então, preste atenção em alguns dialetos e palavras usadas na ilha.

Aseré, qué bolá? – Olá, que tal!

bodega – pequeno armazém

guagua – ônibus

guajiro – campesino

pelota – beisebol

jinetera – protituta

maní – amendoim

Irse pa’l yuma – viajar aos EUA ou exterior


Na questão do idioma, é interessante perceber que, em função dos inúmeros visitantes estrangeiros que o país recebe, é comum trabalhadores cubanos do setor de turismo falarem outras línguas, como inglês, italiano, francês e russo.

Fuso horário

Cuba está localizada no UTC-4, da classificação Tempo Universal Coordenado(UTC). O Brasil, tomando-se como referência Brasília, pertence ao UTC-3.

Portanto, a diferença de horário entre Havana e Brasília é de – 1h. No entanto, dependendo da vigência do horário de verão cubano, a diferença pode ser de -2h.

A diferença de horário entre Havana e Brasília é de - 1h.