Na Estrada com Fidel: o outdoor na Revolução Cubana

Publicado por Dicas sobre CUBA em

Na Estrada com Fidel: o outdoor na Revolução Cubana

Foi em meados da década de 2000 que o documentário “Buena Vista Social Club”, dirigido pelo cineasta alemão Win Wenders (1999), despertou em Guilherme Barbosa Pedreschi o fascínio por Cuba que resultou no livro “Na estrada com Fidel: o outdoor na Revolução Cubana”.

Na estrada com Fidel: o Outdoor na Revolução Cubana, de Guilherme Pedreschi

Escritor e Procurador Federal, Guilherme visitou a ilha algumas vezes e, em 2016, tomou a iniciativa de fotografar a Revolução Cubana através de seus fascinantes outdoors. Em meio a sua viagem, o mundo recebia a notícia da morte de Fidel Castro, o que possibilitou que Guilherme testemunhasse o histórico velório, realizado na Plaza de la Revolución, em Havana, além do luto nacional, decretado por 10 dias.

Guilherme percorreu a ilha de ponta a ponta, visitou todas as províncias, cobrindo mais de 3 mil quilômetros, fotografando os outdoors que narram a história da Revolução Cubana. seus feitos e heróis.

Diferente dos países capitalistas, onde a finalidade do outdoor consiste na venda de mercadorias e serviços, em Cuba, ele serve a outras funções sociais. Além de divulgar campanhas governamentais ou instruir a população sobre determinados assuntos de interesse público, seu uso mais emblemático e que de imediato capta a atenção dos visitantes são os outdoors que contam a história da Revolução Cubana e seus ícones.

Para além de seu valor artístico e histórico, os outdoors cubanos proporcionam uma surpresa agradável e despertam a curiosidade nos visitantes que costumam fotografá-los para guardar como lembrança após o fim da viagem. Guilherme registrou inúmeros outdoors em Cuba e os mais marcantes ele nos mostra em seu livro.

Para falar do livro e da sua experiência percorrendo toda a ilha, Guilherme conversará conosco nessa sexta-feira, 28 de maio, às 20h, em uma live no Instagram da @dicassobrecuba.

Venha participar dessa viagem a Cuba conosco!

E quem quiser, pode ainda adquirir o livro através da página http://www.naestradacomfidel.com.br/ ou em diversas lojas e livrarias como a Amazon e a livraria Travessa no Rio de Janeiro.

Leia aqui um trecho do livro.

Categorias: Cultura

1 comentário

Laura Palma · 24 de maio de 2021 às 19:21

Ansiosa pela live. Imagino a experiência fantástica que o Guilherme vivenciou . Parabéns #DicasSobreCuba por compartilhar conosco essa História sobre Cuba.
Apaixonada por esse País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *