fbpx

Quando ir

Quando viajar

Qual a melhor época para ir para Cuba?

O clima em Cuba é tropical, com ventos constantes que sopram do Atlântico. A ilha tem duas estações bem definidas: a seca, de novembro a abril, e a chuvosa, de maio a outubro.

A época de tempestades tropicais e possibilidade de furacões ocorre entre agosto e outubro. A alta temporada do turismo, com preços mais caros, vai de novembro a março e entre julho e agosto.

Temperatura média em Varadero, praia a 140 km de Havana.

Datas importantes

Os principais feriados e datas importantes em Cuba são o Aniversário do Triunfo da Revolução (1º de Janeiro), o Dia Internacional dos Trabalhadores (1º de Maio), o Dia da Rebeldia Nacional (26 de Julho) e o Início das Guerras de Independência (10 de Outubro).

O Exército Rebelde entra em Santa Clara liberada antes de tomar o poder em Cuba em 1º de janeiro de 1959. Foto de Burt Glinn.

Quem vai pra Cuba?

Os estrangeiros que visitam a ilha vêm principalmente do Canadá, EUA, Europa, México e Argentina. Nos anos 1990, o governo cubano passou a investir no turismo. Em 20 anos, Cuba conseguiu quadruplicar o número de turistas internacionais, que passou de 1 milhão em 1996 para 4 milhões em 2016.

Cresceu também o número de brasileiros que viajam para Cuba, mas ainda não chegamos a 1%. A maior parte dos visitantes vêm do Canadá e Estados Unidos, seguidos pela Itália, Alemanha e Rússia (ONEI, 2019).

Calendário de eventos

Feira Internacional do Livro de Havana

No início de fevereiro acontece a tradicional Feira Internacional do Livro de Havana, realizada na Fortaleza San Carlos de La Cabaña. A cada ano um intelectual cubano e um país convidado de honra são homenageados. Os livros são baratos em Cuba, pois o país incentiva a leitura e prioriza a educação. A feira é muito prestigiada pela população.

Congresso de Pedagogia

No início de fevereiro acontece no Palacio de Convenciones de La Habana o Congresso Pedagogia. O evento reúne profissionais da área da educação para intercâmbio e socialização de pesquisas científicas e boas práticas.

O congresso é organizado pelo Ministério de Educação de Cuba, com apoio da UNESCO e UNICEF. A próxima edição será em 2021. Visite o site do evento.

Congresso Pedagogia acontece no Palácio de Convenções de Havana.

Festival del Habano

O Festival del Habano reúne em Cuba profissionais, imprensa e amantes do mundo dos charutos. É realizado anualmente na última semana de fevereiro. A programação inclui seminários e visitas a plantações de tabaco e fábricas de charutos. No encerramento acontece a noite de gala, um jantar especial com lançamentos de séries especiais de charutos cubanos.

Exposição no Festival del Habano. Cuba produz os melhores charutos do mundo.

Havana World Music

O Havana World Music é um festival mundial de música que acontece ao ar livre no Parque Metropolitano (Almendares), reunindo principalmente jovens cubanos. O evento, realizado em março, cresceu e cada vez mais atrai também turistas. Na edição de 2018, a banda cubana Orishas participou do festival. Em 2020, a grande atração será o cantor cubano Silvio Rodríguez.

Festival Internacional de Cine de Gibara

O Festival Internacional de Cine de Gibara acontece na cidade Gibara, província de Holguín, uma pequena cidade de pescadores. O festival busca estabelecer um diálogo amplo e plural entre produtores de cinema do mundo. Site oficial www.ficgibara.cult.cu

O FIC Gibara, presidido pelo ator e diretor Jorge Perugorría, é promovido pelo Ministério da Cultura e Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfico (ICAIC). Em 2017, Pablo Milanés fez o show de abertura e o ator Benicio del Toro participou do evento.

Pablo Milanés na abertura do FIC Gibara

Cuba Salud

Cuba possui um sistema de saúde reconhecido mundialmente, baseado na medicina preventiva. O país erradicou a transmissão vertical – de mãe para filho – do HIV e da sífilis, desenvolveu tratamentos para vitiligo e pé diabético e recentemente descobriu uma vacina contra o câncer de pulmão. Para debater o tema, o Ministério da Saúde cubano realiza o congresso internacional “Cuba Salud”, reunindo especialistas da área.

Fiesta Del Fuego e Festival del Caribe

O carnaval na ilha é celebrado tradicionalmente em julho, na cidade Santiago de Cuba. É uma festa popular com danças, desfiles e muitos ritmos musicais. Considerado um dos melhores e mais antigos da América Latina, o carnaval “santiaguero” foi declarado patrimônio cultural do país. A “corneta china” é um instrumento típico do folclore popular e marca do carnaval cubano.

Carnaval em Santiago de Cuba, a "Capital del Caribe". Fotos: Granma.

Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano

Em dezembro, acontece o Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano em Havana. Acompanhe no site oficial do evento – www.habanafilmfestival.com .

Festival Internacional de Ballet de Havana

O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), criado em 1960.

Brigadas de Solidariedade

O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), criado em 1960, promove e articula o movimento mundial de solidariedade a Cuba. O ICAP organiza anualmente as Brigadas Internacionais de Trabalho Voluntário – a Sul-americana (Janeiro/Fevereiro), a 1º de Maio (Abril/Maio) e a Caminhos do Che (Outubro) – voltadas para militantes que querem conhecer a ilha e a história da Revolução cubana.

Quem viaja para Cuba pelas Brigadas de Solidariedade tem a vantagem de conhecer o país através de um evento oficial. Nos lugares históricos, os participantes são recebidos pela população e autoridade locais, que contam a história do país. Para participar, o interessado deve procurar a associação de solidariedade a Cuba do estado onde reside no Brasil. A nossa dica para quem quer ir pela Brigada é conhecer a Associação José Martí de Solidariedade mais próxima de onde mora, participar da seleção e organizar a viagem de forma que seja possível ficar alguns dias depois do evento, explorando um pouco mais a ilha por conta própria.

Brigada Sul-Americana

A Brigada Sul-Americana acontece no início do ano, entre final de janeiro e início de fevereiro. O programa é realizado com participantes dos países da América do Sul que realizam trabalho voluntário e conhecem o país. A primeira semana acontece no Acampamento Julio Antonio Mella, em Caimito, interior de Havana. Na semana seguinte, a Brigada realiza uma viagem ao interior da ilha, geralmente inclui a cidade histórica de Santiago de Cuba, no oriente.

Reunião em Cuba dos participantes da Brigada Sul-americana de Solidariedade.

Brigada Primeiro de Maio

A Brigada Internacional Primero de Mayo acontece em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores, geralmente no final de abril ou início de maio, em Havana, com excursões pelas províncias do interior.

A população cubana participa em peso do desfile de 1º de Maio.

Brigada Caminhos do Che

Em outubro, acontece a Brigada Internacional “Por los Caminos del Che”, integrada por delegações de diversas partes do mundo. É um programa de atividades políticas e culturais organizado pelo Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP) que percorre os lugares históricos de Che Guevara na ilha.

A Brigada visita o Memorial do Che na cidade de Santa Clara.