Cienfuegos, Trinidad e Santa Clara

Cienfuegos, Trinidad e Santa Clara

.

Destacamos aqui as principais atrações turísticas das províncias de Cienfuegos, Villa Clara e Sancti Spíritus. Localizadas na região central da ilha, estas províncias abrigam cidades imperdíveis como Cienfuegos, uma jóia arquitetônica, Santa Clara, cenário de uma batalha decisiva na Revolução cubana e Trinidad, cidade colonial declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

.

.

Cienfuegos

Cienfuegos é a capital da província que leva o mesmo nome, também conhecida como la Perla del Sur ("pérola do sul") ou la linda ciudad del mar ("a linda cidade do mar"). A cidade, fundada pelos franceses em 1819, conta com um belíssimo centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2005.

Principais atrações: a baía de Jagua, o Parque José Martí, a catedral, o Teatro Tomás Terry e o Paseo del Prado. 

.

Sede do Poder Popular Provincial.

.

Teatro Tomas Terry

O Teatro Tomas Terry, no parque José Martí, é um dos edifícios mais elegantes de Cienfuegos. Inaugurado em 1890, integrou, junto com os similares Sauto de Matanzas e La Caridad de Santa Clara, a trilogia existente em Cuba dos teatros do século XIX.

.

Fachada do Teatro Tomás Terry

.

Trinidad

A província de Sancti Spíritus abriga duas das primeiras sete vilas fundadas pelo conquistador espanhol Diego Velázquez na ilha: a capital da província, também denominada Sancti Spíritus, e Trinidad.

Curiosidade: como não existia um documento que comprovasse a data exata de fundação da Villa de la Santísima Trinidad, sabia-se apenas que foi no início do ano de 1514, instituiu-se o segundo domingo de cada ano para celebrar o aniversário da cidade.

.

.

Trinidad, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1988, é uma cidade encantadora, com praças públicas, ruas empedradas e arquitetura colonial preservada. Alguns brasileiros dizem que Trinidad se parece muito com Parati (RJ), com suas ruas estreitas e arquitetura barroca. Fica a 320 km de Havana.

.

Plaza Mayor de Trinidad.

.

Dica: em Trinidad, não deixe de provar "la canchánchara", bebida tradicional preparada com aguardente, mel e limão.

.

.

Em Trinidad, a Playa Ancón de águas cristalinas e mar tranquilo é a grande atrações para os visitantes que buscam uma praia para se refrescar no calor cubano.

.

Playa Ancón, Trinidad.

.

Valle de los Ingenios

No Valle de los Ingenios estão as antigas fazendas que no final do século XVIII se dedicavam à plantação de cana, destinada aos  engenhos produtores de açúcar na região. Você pode fazer uma visita guiada pelo Valle de los Ingenios ou visitar o mais famoso engenho, denominado Iznaga.

.

.

Do alto da Torre Manaca Iznaga, 45 metros de altura, o senhor de engenho vigiava seus escravos trabalhando nas plantações de açúcar. O sino anunciava o inicio e o final do trabalho nos canaviais.

.

.

Na chegada ao engenho Iznaga existem tendas que oferecem o guarapo, bebida típica feita de cana de açúcar, algo parecido com o nosso caldo de cana. No trajeto até a sede do engenho estão várias casas e tendas de artesanato (confecções de renda, cerâmicas e pinturas). Você pode subir na torre e almoçar no restaurante localizado no casarão que abrigou a sede do engenho Iznaga. No local, lojinhas vendem livros, camisetas e souvenirs.

.

Santa Clara

Santa Clara, capital da província de Villa Clara, é conhecida como a cidade do Che. O Comandante Ernesto Che Guevara e sua coluna guerrilheira ganharam a batalha de Santa Clara, que precipitou a vitória do Exército Rebelde contra o ditador Fulgencio Batista.

.

.

O Exército Rebelde entrou em Santa Clara, que estava liberada antes da tomada do poder em Cuba, em 1º de janeiro de 1959. A foto é de Burt Glinn, fotógrafo americano. Glinn estava em uma festa de Ano Novo em Nova York quando ouviu, às 22h, a notícia de que Fulgencio Batista havia fugido de Cuba. Na manhã seguinte, às 7h, estava em Havana pedindo a um taxista: "Take me to the revolution!" ("Leve-me até a revolução").

.

O Exército Rebelde entra em Santa Clara liberada antes de tomar o poder em Cuba em 1º de janeiro de 1959. Foto de Burt Glinn.

..

Mausoléu do Che Guevara

Em 1988, inaugurou-se o monumento em homenagem a Che Guevara na cidade de Santa Clara. Mais tarde, em 1997, os restos mortais do Comandante Che e de um grupo dos seus companheiros, tombados na Bolívia, chegaram a Cuba e foram sepultado em Santa Clara, dando origem ao mausoléu.

.

.

.

A entrada para visitação é gratuita. Dica: o memorial fecha nas segundas-feiras, programe a sua visita.

.

Parque Leoncio Vidal

O Parque Leoncio Vidal é a praça central da cidade de Santa Clara, onde estão Museu de Artes Decorativas, o antigo Palácio de Governo (atual biblioteca José Martí) e o Teatro La Caridad.

.

Teatro La Clarida no Parque Leoncio Vidal.

.

Fábrica de Tabacos Constantino Perez Carrodegua

Para conhecer um pouco sobre o mundo dos habanos, os charutos autênticos cubanos, visite a fábrica Constantino Perez em Santa Clara. Fica na Calle Maceo # 181, entre Julio Jover e Berenguer.

.

.

A visitas são em grupo, com explicações sobre o processo de fabricação artesanal dos melhores charutos do mundo. Você pode tirar dúvidas e conversar com os funcionários da fábrica, os chamados torcedores. Ao final, você pode comprar seus charutos e acessórios na loja oficial da fábrica.

.

Remedios

San Juan de los Remedios, na província de Villa Clara, é uma linda cidade colonial. Fica entre Santa Clara e Cayo Santa María. Foi a oitava vila fundada pelos espanhóis em Cuba (1524).

.

.

Dica: se você estiver indo ou voltando de Cayo Santa María, vale a pena passar em Remedios para conhecer ou almoçar nos restaurantes locais. Outra opção interessante é visitar a cidade durante as Parrandas, festa popular religiosa que acontece em dezembro, nas proximidades do natal.

.

San Juan de los Remedios.

..

Cayo Santa María

Cayo Santa María fica na costa norte de Cuba, a 115 km de Santa Clara, e integra o arquipélago Jardines del Rey.

.

.

Cayo Santa María está ligado a ilha principal por uma estrada de 56 km, El Pedraplén, desde Caibarién, cidade na província de Villa Clara. Quem a percorre tem a sensação de estar dirigindo sobre o mar. A rodovia foi construída em 1999.

.

 

Em Cayo Santa Maria, não há opção de hospedagem em casa particular porque não existem moradores na localidade. Os hotéis operam no sistema de tudo incluído (quarto, refeições e bebidas) e geralmente oferecem ainda curtos passeios em regatas à vela sem cobranças adicionais.

Em razão das belíssimas praias cristalinas que envolvem o pequeno Cayo, vale a pena para quem estiver passando por Santa Clara reservar um ou mais dias para desfrutar de um descanso no cenário paradisíaco.

 

WhatsApp Contato por WhatsApp