4 praças do centro histórico de Havana que você deve conhecer

Published by Dicas sobre Cuba on

Em 1982, o centro histórico de Havana foi reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO.

Desde então, Cuba realiza um intenso trabalho de restauração de prédios, casarões coloniais e praças de Habana Vieja, a parte antiga da cidade. Como resultado, a cidade ganhou lindas praças que preservam a história e tornaram-se atrações imperdíveis da sua viagem a Cuba. Confira quais são elas e o que conhecer nas proximidades:

.

Plaza de Armas

Em 1519, em torno da Plaza de Armas nasceu a Villa de San Cristóbal de la Habana. No final do século XVI, a praça assumiu sua forma definitiva com a construção de uma fortaleza militar, o Castillo de la Real Fuerza. No passado, a Plaza de Armas reunia os moradores da vila, pois abrigava as principais instituições da cidade.

.

Intervenção artística na Plaza de Armas.

.

Hoje, a Plaza de Armas converteu-se no coração de Habana Vieja, abrigando atrações como El Templete, a estátua de Céspede, a Casa de los Condes de Santovenia (Hotel Santa Isabel), o Museu Nacional de História Natural, o Palacio de los Capitanes Generales (Museu da Cidade de Havana), a Calle de Madera e o Palacio del Segundo Cabo.

.

Casa de los Condes de Santovenia, atual Hotel Santa Isabel.

.

Plaza de la Catebral

A Plaza de la Catedral, com os elegantes casarões da aristocracia da época, é tida como a expressão máxima do período barroco da arquitetura colonial. No final do século XVII, os padres jesuítas ordenaram a construção da imponente igreja, a Catedral da cidade.

.

A Catedral é um dos lugares mais fotografados de Havana.

.

Na volta da Plaza de la Catedral estão o Museu de Arte Colonial, a Casa del Marqués de Arcos, o Callejón del Chorro, o Taller de la Gráfica e o famoso bar La Bodeguita del Medio.

.

Plaza Vieja

No quarteirão formado pelas calles Mercaderes, Muralla, Teniente Rey (Brasil) e San Ignacio está a Plaza Vieja. Fundada no final do século XVI, era uma das principais praças da cidade, onde se realizavam atividades comerciais, festas e celebrações religiosas.

.

Plaza Vieja, ao fundo a Factoría de Cerveza (casarão amarelo). Foto: Paulo Rosa.

.

A Plaza Vieja abriga muitas atrações: o Planetário, a Factoría de Cervezas, a Fototeca de Cuba, o observatório Cámara Oscura e o Aqvarivm.

.

Plaza de San Francisco de Asís

A Plaza de San Francisco de Asís recebe este nome em homenagem o convento da ordem religiosa erguido na praça no final do século XVI. Por sua localização nas proximidades do porto, ela se converteu num movimentado centro de atividades comerciais e desempenhou um papel importante para o desenvolvimento da cidade.

.

A Lonja del Comercio abriga escritórios de empresas cubanas e estrangeiras.

.

Hoje, em frente a Plaza de San Francisco de Asís está o terminal de cruzeiros marítimos, por onde chegam muitos turistas que visitam a cidade. Quando estiver pela praça, não deixe de conhecer a Fuente de los Leones, o Convento de San Francisco de Asís, a Lonja del Comercio e o jardim em homenagem a princesa Diana, que fica nas proximidades.

Categories: Habana Vieja

1 Comment

Ronaldo · 27 de maio de 2019 at 20:27

O centro histórico de Havana é muito bonito e aconchegante.
Dá para vistar todas essas praças e saborear um bom café entre elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *