É Carnaval em Havana!

Ontem, 18 de agosto, milhares de pessoas tomaram conta do Malecón, a avenida beira-mar da cidade, para participar da grande festa popular que é o carnaval de Havana. 

.

Foto: Tony Hernández Mena

.

O carnaval no Brasil é um período exuberante, longo, composto de uma multitude de eventos, desfiles, festas e blocos que contam com uma cobertura midiática tão intensa que, muitas vezes, nós, brasileiros, nos esquecemos que essa tradição está presente no folclore de uma série de outros países no mundo. Em especial, na América Latina, onde a maior parte dos países foram colonizados pelos reinos católicos de Espanha e Portugal, as celebrações católicas do carnaval, conforme se misturaram com a música e a cultura dos povos africanos, sofreram mutações até atingirem o formato atual de grandes paradas e desfiles populares.

.

Foto: Tony Hernández Mena

.

Em Cuba, o carnaval de Santiago de Cuba é o mais famoso e tradicional, com desfiles vibrantes e coloridos, fantasias, bateria e dança. O estilo musical mais característico é a Conga, mas a Rumba e a Salsa também podem marcar sua presença na festa. 

 

Enquanto o carnaval de Santiago de Cuba é realizado em julho, o de Havana ocorre em agosto e, ainda que o primeiro seja irrefutavelmente o mais tradicional, o último pode vangloriar-se de agregar mais pessoas, pois Havana é a capital em que vivem mais de dois milhões de habitantes e onde milhões de turistas circulam a cada ano. 

.

Foto: Tony Hernández Mena

.

Desfiles com música, carros alegóricos, dança, fantasia e muñecones (que seriam uma espécie de versão cubana dos bonecos de Olinda) integram o repertório de celebrações do carnaval habanero

 

Talvez ainda seja interessante observar que, mesmo com decorações coloridas e fantasias cintilantes, o carnaval em Cuba não conta com toda a extravagância com a qual estamos habituados. No entanto, a simplicidade certamente não é um fator que inibe a festa. O carnaval cubano lembra que é possível apenas prestigiar o ritmo da música e o folclore popular, cantar e dançar sem a vergonha de expressar alegria em público.

 

Vídeo: China Xinhua Español

Deixe um comentário

WhatsApp Contato por WhatsApp