Levar dólares para Cuba: o que muda na sua viagem?
Quem acompanha as postagens da Dicas sobre CUBA ou já viajou conosco nas Viagens Culturais sabe que recomendávamos levar euros (€) em uma viagem à ilha. Isso porque o euro apresentava uma melhor taxa de câmbio para os pesos convertibles (CUC) e era isenta da taxa de 10% que incidia sobre o dólar estadunidense.
.
.
A partir de hoje, 20 de julho, isso muda. De acordo com a Resolução n. 103/2020 do Banco Central de Cuba, deixa de ser aplicado o imposto de 10% sobre a conversão do dólar, como era feito desde 2004. O ministro de economia, Alejandro Gil, explicou que a medida visa aumentar o poder de compra de dólar em um momento de recrudescimento do bloqueio econômico imposto pelos EUA.
.
.
Desde o ano passado o governo cubano já havia liberado o comércio, sobretudo de eletrônicos e peças automobilísticas para venda em dólares e pessoas físicas a abrir conta na moeda estrangeira. A partir de agora, turistas que queiram levar dólares também poderão se beneficiar da medida.
Na prática, para os brasileiros que planejam viajar à ilha no futuro, não haverá mais uma grande vantagem de levar euros ao invés de dólares. O custo para comprar CUC na casa de câmbio em Cuba, utilizando tanto uma moeda quanto a outra, será semelhante.
0 comentário