fbpx

Levar dólares para Cuba: o que muda na sua viagem?

Publicado por Dicas sobre CUBA em

Quem acompanha as postagens da Dicas sobre CUBA ou já viajou conosco nas Viagens Culturais sabe que recomendávamos levar euros (€) em uma viagem à ilha. Isso porque o euro apresentava uma melhor taxa de câmbio para os pesos convertibles (CUC) e era isenta da taxa de 10% que incidia sobre o dólar estadunidense.

.

Cuba eliminou o imposto de 10% sobre o dólar estadunidense.

.

A partir de hoje, 20 de julho, isso muda. De acordo com a Resolução n. 103/2020 do Banco Central de Cuba, deixa de ser aplicado o imposto de 10% sobre a conversão do dólar, como era feito desde 2004. O ministro de economia, Alejandro Gil, explicou que a medida visa aumentar o poder de compra de dólar em um momento de recrudescimento do bloqueio econômico imposto pelos EUA.

.

Comunicado do Banco Central de Cuba.

.

Desde o ano passado o governo cubano já havia liberado o comércio, sobretudo de eletrônicos e peças automobilísticas para venda em dólares e pessoas físicas a abrir conta na moeda estrangeira. A partir de agora, turistas que queiram levar dólares também poderão se beneficiar da medida.

Na prática, para os brasileiros que planejam viajar à ilha no futuro, não haverá mais uma grande vantagem de levar euros ao invés de dólares. O custo para comprar CUC na casa de câmbio em Cuba, utilizando tanto uma moeda quanto a outra, será semelhante.

 

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.