fbpx

Cuba não registra casos de Covid-19 até o momento

Cuba segue sem casos de Covid-19

 

Conforme recente declaração do Ministro da Saúde Pública de Cuba, José Angel Portal Miranda, na data de hoje, 11/03/2020, a ilha permanece sem casos confirmados do novo coronavírus, que já afeta 106 nações.

A ausência, até o momento, da confirmação de casos do Covid-19 não significa que Cuba não esteja mobilizando a população e tomando medidas preventivas para conter a chegada do vírus que se dissemina com rapidez no mundo. 

O governo lançou o “Plan para la Prevención y el Control de la COVID-19”. Entre as medidas, profissionais da saúde já estão trabalhando em horários estendidos, uma intensa campanha tem por objetivo informar a população sobre como prevenir a doença e evitar a disseminação de notícias falsas e um forte esquema de vigilância no aeroporto mede a temperatura corporal dos passageiros provenientes do exterior. 

.

Foto: Granma

.

Medicamento cubano está sendo usado na China para tratar o vírus

 

Na China, onde o surto é expressivamente mais disseminado em relação a maior parte dos demais países que já registraram casos, entre os medicamentos eleitos para tratar o coronavírus estão o antiviral Interferon alfa 2B (IFNrec), produzido por um conglomerado de empresas farmacêuticas de Cuba, a BioCubaFarma. O medicamento também é utilizado para tratar outras doenças geradas por vírus, como a hepatite, o HIV e o HPV. 

 

Além de produzir medicamentos e vacinas para uso doméstico a empresa também exporta para mais de 50 países. Os setores de biotecnologia e a indústria farmacêutica possuem grande relevância para a economia e contribuem com ampla parcela das receitas de exportação de Cuba. 

 

Entre outros medicamentos e vacinas de grande relevância produzidos pela BioCubaFarma estão o Heberprot-P, uma terapia bem-sucedida para o tratamento de úlceras nos pés diabético, o CIMAVAX-EGF contra o câncer de pulmão e o Heberferon para o tratamento de câncer de pele.

Deixe um comentário

WhatsApp Contato por WhatsApp