TRANSPORTE EM CUBA: frota de trens chineses chega a Cuba
A partir de hoje, 13/7, começam a circular pelo território cubano 80 novos trens, o que significa um expressivo avanço para o sistema de transporte do país.
.
.
O sistema ferroviário é historicamente essencial para o transporte de pessoas e mercadorias em Cuba. Em 1837, o país foi o primeiro da América Latina a contar com uma rede ferroviária e o sétimo do mundo. No entanto, o Ministro de Transporte, Eduardo Rodríguez Dávila, explicou que a qualidade do serviço ferroviário era muito precária porque desde a década de 1970 o país não recebia trens novos, uma vez que a União Soviética enviava seus trens usados para operarem em Cuba.
.
.
A compra das novas locomotivas foi possível através de uma parceria com a China, que concedeu empréstimos para compra dos novos vagões. Até 2021 o governo promete que 240 trens estarão operando em território cubano. O projeto integra o Programa de Recuperação e Desenvolvimento do meio de transporte ferroviário, que se estende até 2028.
.
.
O Ministério de Transportes destacou o conforto dos novos trens, com vagões contendo ar condicionado, sua segurança e o fato de que um aplicativo está disponível para os usuários com informações e itinerários.
.
.
Os tempos de viagem serão reduzidos uma vez que as locomotivas são modernas. Cada trem possui a capacidade de transportar 766 passageiros por vez e abrange diversas rotas, contando com Havana, Matanzas, Santiago de Cuba, Holguín e outras cidades.
.
.
Destaca-se o caráter popular do meio de transporte devido a seu baixo custo para população. Para se ter uma ideia, um assento em um vagão de primeira classe de Havana a Santiago de Cuba, cidades situadas em extremidades opostas da ilha, a 835 km, custa aproximadamente R$ 16 e, nos de segunda classe, cerca de R$ 11. Essa estimativa de preços faz do trem o meio mais barato para circular pelo país.
.
.
Em Havana, ainda encontra-se em processo de restauração a estação central de trem, considerada um monumento nacional de Cuba, devido ao seu valor histórico e arquitetônico. Simbolicamente, o prédio será inaugurado na semana do aniversário de 500 anos de Havana, em novembro.
0 comentário