fbpx

Cuba: um dos destinos mais seguros para viajar

Publicado por Dicas sobre CUBA em

Na busca por um novo destino turístico para conhecer nas férias, quais fatores você leva em consideração?

Alguns escolhem as belas paisagens. Outros, lugares repletos de eventos culturais e arte, Há pessoas que procuram locais ideais para a prática de esportes ou atividades específicas…

Mas existe um fator que todos levam em consideração, mesmo que de modo inconsciente, antes de definir a próxima viagem: a segurança. 

Os cerca de 4.8 milhões de turistas recebidos por Cuba em 2018 representam uma das evidências de que trata-se de um lugar seguro para viajar. A ilha já recebeu títulos como “país mais seguro da América Latina”, pela ONU, e “país mais seguro” pela Feira Internacional de Turismo de Madri (FITUR), em 2018.

.

cuba país seguro

Ministro do Turismo cubano, Manuel Marrero, e Embaixador de Cuba, Gustavo Machín. recebem o prêmio na FITUR em Madrid, 2018. Foto: Sputniknews

.

O turismo é o principal setor da economia cubana em termos de receitas geradas, essencial para estratégia de desenvolvimento do país e, portanto, a proteção aos visitantes é prioritária na definição das políticas de segurança pública em Cuba.

Outros fatores também explicam o porquê da ilha ser tão segura:

  • A existência dos CDRs (comitês de defesa da revolução) nos bairros, onde em um grande esforço de base, uma das prioridades das  associações dos moradores é garantir a segurança na região;
  • A quase inexistência do porte de armas de fogo pelos cidadãos, apenas pela polícia;
  • E, evidentemente, um grau de desigualdade infinitamente menor em relação a outros países da América Latina e de outros lugares do mundo. 

.

.

Isso significa dizer que está liberado andar com as bolsas abertas e deixar o celular em cima da mesa do restaurante quando for ao banheiro?

Não. E é preciso ser cuidadoso com os pertences pessoais de valor, pois assim como em diversos outros países, existem pickpockets ou batedores de carteira. Recomenda-se cuidado extra principalmente em locais lotados ou no transporte público. Sempre deixe notas grandes na doleira e o celular bem protegido, nunca na mochila.

Outro ponto a enfatizar são os golpes. Turistas são alvos preferenciais dos cidadãos mal intencionados e a diversidade de golpes aplicáveis é ampla. Entre os mais comuns estão a venda de charutos falsos e sem nota (o golpe das cooperativas), em que se oferece ao turista a possibilidade de comprar caixas "iguais" às das lojas oficiais, só que a menor preço. Outro golpe muito frequente é a tentativa de um taxista (clandestino) em fazer o passageiro pagar mais pela corrida do que o que fora previamente combinado. De modo geral, desconfie de qualquer pessoa que aborda turistas na rua para “conversar”. Um cidadão comum e bem intencionado não costuma fazer isso.

Tomou nota dos cuidados básicos em relação à segurança? Então, a partir de agora o restante é curtir, andar livre e solto pelas ruas a qualquer horário, com câmera e celular em mãos, se assim desejar; pelas praças, bares e festas com a garantia de que sua integridade física não está sob ameaça 😎

.

praia de varadero

.

Categorias: Essencial

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.