fbpx

A Batalha de Santa Clara

Publicado por Dicas sobre Cuba em

Os últimos dias de dezembro de 1958 foram decisivos para o triunfo da Revolução, os rebeldes chegam com apenas 300 combatentes a Santa Clara com a difícil missão de tomar a cidade, localizada na região central da ilha. Sob o comando de Che Guevara, a Coluna Guerrilheira “Ciro Redondo” enfrentou mais de 3000 mil soldados do ditador Fulgencio Batista, naquela que seria conhecida como “A Batalha de Santa Clara”.

.

El Comandante Che durante a Batalha de Santa Clara.

.

Os combates ocorreram inicialmente em diversas cidades da província de Villa Clara e foram se intensificando em direção à capital, Santa Clara. Em 29 de dezembro de 1958, a ditadura de Batista enviou um trem blindado com militares e forte carregamento de armas para os abastecer os soldados que estavam no oriente de Cuba. Che e os guerrilheiros realizam a façanha de descarrilar o trem em Santa Clara. Depois de intenso combate, os militares do exército oficial que viajavam no trem se renderam. A batalha continuou pela cidade. Aos poucos os guerrilheiros foram ganhando posição, tomando o Governo da Província, o quartel de infantaria, a cadeia e a sede da polícia. Em 30 de dezembro, o Exército Rebelde libertou a Santa Clara, cumprindo o seu objetivo.

.

Museu conta a história da batalha de Santa Clara.

.

A ação do trem blindado foi decisiva ao cortar a comunicação do governo ditatorial com o interior do país, impedir que o exército oficial recebesse armamentos e contribuir para o êxito da coluna de Che. O feito histórico de tomar Santa Clara acelerou a vitória da Revolução. Batista fugiu de Cuba em 1 de janeiro de 1959.

.

Museu Acción contra el Tren Blindado, visita obrigatória em Santa Clara.

Categorias: Santa Clara

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *