fbpx

Plágio ou inspiração?

Publicado por Dicas sobre Cuba em

Estaria a Zara plagiando a marca cubana Clandestina?

 

Está repercutindo internacionalmente uma denúncia feita pela marca de moda cubana Clandestina de que a Zara, rede espanhola de lojas, estaria plagiando seu design. 

.

loja clandestina

Reprodução do instagram @clandestina99

.

Quem conferir a nova coleção da Zara, já lançada na Europa, encontrará camisetas com os dizeres “Mentally, I’m in Havana”, muito similar a um dos bordões mais populares da Clandestina “Actually, I’m in Havana”, lançado em 2015. Entre outros designs suspeitos estão uma camiseta com a frase “Under construction”, elaborada inclusive nas mesmas cores da produzida anteriormente pela Clandestina escrito “País en construcción” e “Delete the drama”, similar a um item que originalmente seria “Se acabó el drama”.

.

actually i'm in havana

Desing da Clandestina à esquerda e da Zara à direita. Foto: El Mundo

.

As fundadoras da Clandestina, Idania del Río e Leire Fernandéz, juntamente com outros colaboradores da marca, organizaram uma campanha nas redes sociais para chamar a atenção sobre o possível plágio da Zara. Uma vez que abrir um processo judicial contra a gigante do fast fashion seria demasiadamente complexo, Idania explica que a equipe da Clandestina preferiu apostar na conscientização online.

zarita ya, gracias

.Com o slogan “Zara, tienes que parar” ou “Zarita ya, gracias” a campanha propagou-se das redes sociais para a mídia internacional durante a última semana. Em um vídeo, a equipe da Clandestina expressa seus pensamentos em relação ao caso:

.

 

.

A Zara foi procurada pela agência de notícias Agence France-Presse (AFP) para se pronunciar sobre o caso, mas até agora nenhuma explicação foi fornecida.

 

A loja da Clandestina em Havana foi inaugurada em 2015 e fica em um dos pontos mais movimentados do centro da cidade, Calle Villegas 403. Seu design original, que combina tons multicoloridos característicos do Caribe com frases que portam um humor inteligente e remetem às origens cubanas da marca, a tornaram conhecida entre os turistas que visitam a ilha ao ponto de  atualmente ser possível comprar produtos pela internet em outros países e até mesmo sem frete nos Estados Unidos.

.

clandestina cba

Loja da Clandestina, Habana Vieja.

.

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.