Transporte

TRANSPORTE

.

Aeroporto (saindo/chegando)

Do Aeroporto Internacional José Martí até o centro de Havana são aproximadamente 21 km. Como não existe transporte público saindo direto do terminal de desembarque do aeroporto para cidade, quem chega na ilha deve tomar um táxi. A corrida custa cerca de 25-30 CUC, cobrado pelo carro e não por pessoa.

.

Táxis no aeroporto de Havana

.

HabanaBusTour

Para conhecer Havana, você pode usar o HabanaBusTour, ônibus que percorre os principais pontos turísticos da cidade. O ticket custa 10 CUC para passeios na cidade e 5 CUC para a rota que percorre o litoral.

.

.

É um hop on/hop off bus, o que significa que dá para subir e descer quando quiser dentro do horário de funcionamento da linha, das 9 am às 9 pm. O ponto inicial fica no Parque Central, em frente ao Gran Teatro de La Habana e próximo ao Capitolio Nacional.

O HabanaBusTour atualmente opera duas linhas: a T1 - Plaza de la Revolución José Martí e a T3 - Playa de Santa María del Mar.

.

Passeio Carro Clássico Anos 50

Em 1959, com o triunfo da Revolução, muitos cubanos ricos que sustentavam o governo do ditador Fulgencio Batista abandonaram o país às pressas, sem poder levar consigo um dos grandes luxos da época, os carros importados. Desde então, os clássicos da indústria automobilística estadounidense, modelos Chevrolet, Ford e Chrysler dos anos 50, ficaram pelo país e continuam a circular pelas ruas e avenidas da ilha.

Os carros clássicos foram declarados patrimônio nacional de Cuba, não podem deixar a ilha e os mais conservados são agora atração turística. Que tal viajar no tempo e fazer um passeio por Havana no clássico Ford Thunderbird ou no Chevrolet Bel-Air?

.

Passeio de carro clássico no Hotel Nacional, Havana.

.

Circulando na cidade

.

Táxi em CUC

Os táxis amarelos são voltados para transportar os turistas que visitam a ilha e cobram em pesos convertibles (CUC). Você pode ajustar o preço da corrida de acordo com o destino ou seguir o taxímetro.

.

.

Cocotáxi

Os coco-táxis são motocicletas adaptadas, com casco em forma de coco. Andam dois passageiros e o motorista. O serviço é voltado para o turista e pago em pesos convertibles (CUC).

.

Passeio de coco táxi pelo Malecón, Havana.

.

Bicitáxi

O bicitáxi é outra opção de transporte utilizada nas cidades da ilha. Alguns têm música e você curte um reggaeton durante a corrida. O valor de uma viagem de bici-táxi varia de acordo com a distância percorrida.

.

..

Las Máquinas ou Almendrones

Os coletivos utilizados pela população cubana são conhecidos por Máquinas ou Almendrones. Essa opção popular de transporte consiste em uma espécie de táxi compartilhado, na qual diferentes passageiros dividem a corrida por um preço bem mais acessível do que o táxi particular.

.

.

É importante notar, contudo, que os almendrones circulam em rotas pré-definidas, de um ponto a outro da cidade e, portanto, seguem a lógica dos transportes públicos, como o ônibus, por exemplo. A viagem tem valor fixo, pago em CUP (moeda nacional).

Os almendrones ganharam esse apelido por se tratarem de carros americanos dos anos 1950 que, pelo formato, lembrariam amêndoas.

.

El Taxi Rutero

Os ruteros são micro-ônibus com ar condicionado, a versão cubana das nossas lotações. É um meio de transporte muito utilizado, a passagem é paga moeda nacional, o peso cubano (CUP).

.

.

La Guagua

Os ônibus em Cuba são conhecidos por guagua, forma carinhosa que o povo usa para se referir aos coletivos. Em Havana, funciona o sistema MetroBus, espécie de metrô de superfície na qual os ônibus circulam pelas principais avenidas e conectam os principais pontos da cidade. É importante saber se localizar e ter um mapa offline - recomendamos o aplicativo Maps.ME - para não se perder pela cidade. O passagem custa 0,40 e 1 CUP (moeda nacional), depende da linha utilizada.

Curiosidade: a utilização da expressão "Guagua", tanto em Cuba quanto em alguns outros países caribenhos, para fazer referência aos ônibus, surgiu do cotidiano do início do século XX. Naquela época, a primeira fábrica a exportar os modelos de ônibus para Cuba foi a norte-americana "Washington, Walton and Company Incorporated" ou Wa. Wa. Co. Inc. 

.

.

O sistema de transporte coletivo de Havana conta ainda com um ônibus elétrico. Produzido pela empresa chinesa Yutong, ele funciona com baterias que, uma vez carregadas, possibilitam que o veículo percorra uma distância de 250 a 300 km. O ônibus ecológico faz a linha Ruta 18, circulando por Cerro, Centro Habana e Habana Vieja.

.

Viajando pela ilha

.

Ônibus Viazul

A empresa Viazul realiza o transporte intermunicipal em Cuba. Os ônibus são novos e confortáveis. Horários, preços e reservas  podem ser consultado no site da empresa.

.

.

Para se ter uma ideia de distâncias: Havana fica a 869 km de Santiago de Cuba, localizada no extremo oriente da ilha. No meio do trajeto entre as duas principais cidades de Cuba está a Ciego de Ávila. Distâncias aproximadas: Havana -- 423 km -- Ciego de Ávila -- 438 km -- Santiago.

Dica: o ônibus é bastante concorrido, você deve planejar o  seu roteiro com antecedência e comprar o quanto antes a passagem.

.

Ônibus Transtur e Transgaviota

As empresas de turismo, como a transtur e transgaviota, oferecem ônibus que realizam o trajeto entre os grandes hotéis de diferentes cidades. O ônibus recolhe os passageiros nos hotéis  é conhecido por Conectando. Não é necessário ser hóspede para utilizar o serviço.

.

.

Táxi compartilhado

O táxi compartilhado é outra opção para se deslocar entre as cidades da ilha. Eles realizam viagens entre as cidades turísticas e geralmente levam quatro passageiros.

.

.

É uma opção mais cara, se comparada com o ônibus da Viazul. Mas o táxi compartilhado tem vantagens: a duração da viagem é menor e o deslocamento direto, com embarque no seu hotel ou casa particular e desembarque no local de hospedagem do próximo destino.

.

Alugar carro

É possível alugar carro em Cuba, basta fazer uma reserva nas locadoras Rex, Havanautos ou Cubacar. O ideal é fazer a reservar com antecedência e ainda no Brasil, porque a demanda pelo serviço é alta.

.

.

A diária do carro de porte médio, com seguro incluído, varia de 65 a 95 CUC. Deixando para última hora sairá salgado: reservar já em Cuba costuma sair por 110 CUC.

.

Cubana de Aviación

A Cubana de Aviación, fundada 1928, é a companhia aérea de Cuba. Ela realiza voos entre as principais localidades do país e para o exterior. No entanto, a rota Havana-São Paulo não está em operação.

.

Avião Ilyushin 96 da Cubana. Foto: DomodedovoSpotters.

.

Barco

É possível chegar a Cuba de barco, muitos velejadores que andam pelo Caribe passam dias pela costa cubana. Outra opção, caso você tenha certificação, é alugar um barco já em Cuba. Em todos os casos, você deve procurar uma marina, Havana e Varadero são as opções mais recomendadas.

.

.

Na Marina Hemingway, em Havana, você encontrará estrutura  e auxílio para sua aventura pelo Caribe. Dependendo da época, você pode participar dos famosos torneios de pesca e regatas internacionais. O nome é uma homenagem ao escritor estadounidense que morou na ilha por 28 anos.

.

 

WhatsApp Contato por WhatsApp