fbpx

Internet

INTERNET EM CUBA

.

Em função do bloqueio comercial e financeiro imposto unilateralmente pelos Estados Unidos, Cuba ficou, por muito anos, isolada da rede internacional de cabos submarinos de fibra ótica, responsáveis pela circulação de dados.

.

Fonte: TeleGeography/Submarine Cable Map.

.

A imagem acima mostra que inúmeros cabos passavam perto da ilha, mas uma sanção política isolava o país. A conexão à internet dava-se quase que exclusivamente via satélite, de forma lenta.

Em 2013, a China financiou e construiu o cabo submarino ALBA-1, de 1.860 km, conectando Santiago de Cuba a La Guaira, na Venezuela.

Em 2014, com o restabelecimento da relações diplomáticas com os EUA, durante o governo Obama, empresas norte-americanas disputaram o projeto de expansão da rede de internet na ilha. Cuba optou pela Huawei, empresa chinesa que, junto com companhia cubana ETECSA, está ampliando a rede de internet.

Hoje, cada vez mais  cubanos têm acesso à internet Wi-Fi em casa e 4G nos celulares. Afirmar que em Cuba não tem internet não passa de lenda.

 

Cartão de Wi-Fi

 

Para os turistas, no entanto, considerando-se o preço de obter uma linha temporária, continua sendo mais fácil e econômico adquirir as “tarjetas Wi-Fi” (se pronuncia “uífi”) nas lojas da ETECSA e acessar em um dos pontos de conexão da cidade.

Conectar em Cuba é muito simples e para facilitar a vida de quem viaja, listamos aqui os 5 passos para logar na Wi-Fi em Cuba:

.

1. Buscar uma loja da ETECSA

A ETECSA é a companhia estatal de telefonia em Cuba. Seus estabelecimentos estão bem espalhados pelos bairros e cidades do país. Primeiramente, identifique a loja mais próxima para comprar seu cartão.

.

2. Comprar um cartão de Wi-Fi

O cartão de internet de 1h de acesso custa 1 CUC na loja da ETECSA. Geralmente há fila para comprá-lo. A dica é no momento em que for comprar, já garantir vários para usar durante a viagem e não perder tempo com isso.

.

Compre mais de uma tarjeta de internet para não precisar voltar à loja da Etecsa.

.

3. Se dirigir a um ponto de conexão

Para usar internet WiFi em Cuba, você deve encontrar um ponto de acesso, geralmente presente nos parques da cidade ou no saguão dos hotéis.

.

4. Raspar a tarjeta

Raspe cuidadosamente a parte prateada do seu cartão para obter a senha de conexão. Tenha muito cuidado pois é muito comum que esse procedimento feito com força acabe rasgando os números e tornando o cartão inutilizável.

.

Cartão de internet

.

5. Conectar no celular

Procure a rede WiFi ETECSA no seu celular e selecione. 

.

wifi etecsa

.

Logo depois que você clicar na opção "Wi-Fi ETECSA", abrirá uma página solicitando login e senha.

.

conectar em cuba

.

Em seguida, insira os dados do seu cartão de internet e estará conectado. Um cartão de internet tem a duração de uma hora. Por fim, caso você queira deixar parte do tempo para acessar depois, você deve clicar em "cerrar sesión" antes de desconectar totalmente.

.

internet em cuba

.

Se você não comprar o cartão na loja da ETECSA, pode recorrer a algum cambista que estará pelas proximidades dos pontos de acesso oferecendo tarjeta WiFi a 2 CUC.

.

Existe cobertura 3G em Cuba?

Desde dezembro de 2018, a empresa de telecomunicações de Cuba, ETECSA, disponibiliza cobertura de internet 3G. A capital Havana e as cidades turísticas já possuem cobertura integral em seus territórios.

O serviço também está disponível aos turistas que visitam a ilha. Basta comparecer a uma das lojas da ETECSA e solicitar o serviço. A recarga mínima para adquirir o cartão SIM temporário (chip) custa 10 CUC e são necessários mais 3 CUC adicionais para cada dia que você for usufruir do serviço. Para adquirir o contrato temporário é preciso ter mais de 18 anos e apresentar o passaporte.

Atualmente cada vez mais está presente nos celulares também o serviço de 4G.

.

Chip de internet dados móveis. Foto: @cuba3G

.

Além do preço tabelado diário de manutenção do serviço, abaixo estão as quatro opções de pacotes de dados que a ETECSA oferece:

.

Planos de dados: 600 MB-7 CUC; 1 GB-10 CUC; 2,5 GB-20 CUC; 4 GB-30 CUC.

...

Maps.ME

Um aplicativo com mapas offline é essencial em qualquer viagem. O Maps.Me é gratuito e bem completo. Recomendamos baixar o aplicativo e os mapas ainda no Brasil. Depois, é só marcar os lugares de interesse para visitar em Cuba.

.

Aplicativo Maps.ME funciona offline. Excelente para viagens.