Internet

INTERNET

.

Em função do bloqueio comercial e financeiro imposto unilateralmente pelos Estados Unidos, Cuba ficou, por muito anos, isolada da rede internacional de cabos submarinos de fibra ótica, responsáveis pela circulação de dados.

.

Fonte: TeleGeography/Submarine Cable Map.

.

A imagem acima mostra que inúmeros cabos passavam perto da ilha, mas uma sanção política isolava o país. A conexão à internet dava-se quase que exclusivamente via satélite, de forma lenta.

Em 2013, a China financiou e construiu o cabo submarino ALBA-1, de 1.860 km, conectando Santiago de Cuba a La Guaira, na Venezuela.

Em 2014, com o restabelecimento da relações diplomáticas com os EUA, durante o governo Obama, empresas norte-americanas disputaram o projeto de expansão da rede de internet na ilha. Cuba optou pela Huawei, empresa chinesa que, junto com companhia cubana ETECSA, está ampliando a rede de internet.

No momento, o mais comum são antenas reprodutoras de sinal WiFi, instaladas nas praças e perto dos hotéis. A população compra um cartão de internet (1 CUC/hora) e vai pra praça conectar. Aos poucos, a rede vai se expandindo e algumas famílias já têm sinal de internet em casa.

.

Tarjeta de internet

Para usar internet WiFi em Cuba, você deve comprar um cartão de internet e encontrar um ponto de acesso, geralmente um parque da cidade ou o lobby de um hotel. Aos poucos, algumas casas começam a ter internet. Em Trinidad, na casa que a nossa página recomenda, já se disponibiliza WiFi.

O cartão de internet de 1h de acesso custa 1 CUC na loja da ETECSA, a companhia telefônica cubana. Geralmente há fila para comprá-lo. A dica é no momento em que for comprar, já garantir vários para usar durante a viagem e não perder tempo com isso. Vale lembrar que em Cuba você terá muitas coisas para conhecer, visitar, sentir, viver... e não sentirá tanta falta do mundo virtual.

.

Compre mais de uma tarjeta de internet para não precisar voltar à loja da Etecsa.

.

No verso do cartão existe um número de login e uma senha de acesso. Para conectar é simples: 1) raspe com cuidado o cartão para descobrir o número da senha; 2) procure a rede WiFi ETECSA no seu celular e selecione; 3) abrirá uma página solicitando o login e senha, insira e estará conectado.

.

Cartão de internet

.

Se você não comprar o cartão na loja da ETECSA, pode recorrer a algum cambista que estará pelas proximidades dos pontos de acesso oferecendo tarjeta WiFi a 2 CUC.

.

Existe cobertura 3G em Cuba?

Desde dezembro de 2018, a empresa de telecomunicações de Cuba, ETECSA, disponibiliza cobertura de internet 3G. A capital Havana e as cidades turísticas já possuem cobertura integral em seus territórios.

O serviço também está disponível aos turistas que visitam a ilha. Basta comparecer a uma das lojas da ETECSA e solicitar o serviço. A recarga mínima para adquirir o cartão SIM temporário (chip) custa 10 CUC e são necessários mais 3 CUC adicionais para cada dia que você for usufruir do serviço. Para adquirir o contrato temporário é preciso ter mais de 18 anos e apresentar o passaporte.

.

Chip de internet dados móveis. Foto: @cuba3G

.

Além do preço tabelado diário de manutenção do serviço, abaixo estão as quatro opções de pacotes de dados que a ETECSA oferece:

.

Planos de dados: 600 MB-7 CUC; 1 GB-10 CUC; 2,5 GB-20 CUC; 4 GB-30 CUC.

...

Maps.ME

Um aplicativo com mapas offline é essencial em qualquer viagem. O Maps.Me é gratuito e bem completo. Recomendamos baixar o aplicativo e os mapas ainda no Brasil. Depois, é só marcar os lugares de interesse para visitar em Cuba.

.

Aplicativo Maps.ME funciona offline. Excelente para viagens.

WhatsApp Contato por WhatsApp