fbpx

Diversão

Onde sair para se divertir em uma noite em Havana 

 

Em termos de cultura musical e dança, Cuba é um destino extremamente requisitado por viajantes do mundo inteiro. Estilos como salsa, rumba, bolero e jazz se intercalam nas diversas boates e casas de shows presentes na ilha, atraindo a atenção dos turistas que buscam por experiências encontradas exclusivamente nas noites “habaneras”. 

 

Listamos aqui alguns dos locais mais renomados e frequentados da noite de Havana, entre diversos tipos: teatros, cabarés, casas de show e boates:



1. F.A.C - Fábrica de Arte Cubano

Situada onde no passado fora uma  grande fábrica de azeite, a Fábrica de Arte Cubano (F.A.C) foi transformada em 2014 em um espaço de criação para as diversas categorias de arte cubana contemporânea. O projeto foi liderado pelo músico X Alfonso, que visualizou na reforma da fábrica uma maneira de construir um centro multicultural que pudesse acolher centenas de pessoas sem a necessidade de investimentos milionários.

Galerias de arte, espaço para shows e discoteca, cinema, teatro, gastronomia e outras atrações se encontram nesse espaço que constitui um ponto de interação para os criadores e apreciadores de arte.

A instalação foi eleita pela revista TIME como um dos 100 melhores lugares do mundo em 2019. Quem tiver que optar por apenas um lugar para conhecer na noite cubana, definitivamente vale a pena conferir a F.A.C.

.

f.a.c havana

Endereço: Calle 26, esquina 11, Vedado. 

 

2. Cabaret Tropicana 

Uma bela propriedade suburbana situada em Mariano, cercada por bosques tropicais, foi transformada pela viúva Mina Pérez Chaumont em um cabaré na década de 1930. Seu belíssimo entorno e elevada qualidade dos espetáculos chegaram a conferir ao estabelecimento o título de “boate mais atraente e magnífica do mundo”. 

Anos mais tarde, Sergio Orta, coreógrafo e diretor, sugeriu Tropicana como o nome do clube, inspirado na melodia homônima do flautista e compositor Alfredo Brito, cuja estreia ocorreu neste local.

O Tropicana é um dos estabelecimentos da noite habanera mais frequentados pelos turistas, sendo possível desfrutar de um jantar para acompanhar a atração principal, ou seja, o espetáculo musical e de dança. 

.

cabaret tropicana

Foto: Cabaret Tropicana

Endereço: Marianao # 72A, Playa. 

 

3. La Zorra y El Cuervo

Trata-se do local mais conhecido do jazz em Havana. La Zorra y El Cuervo oferece um ambiente íntimo e é facilmente encontrado por uma cabine telefônica em estilo inglês situada na entrada. Os melhores músicos de jazz se apresentam na casa pelas noites.

.

Endereço: Calle 23, esquina O, Vedado.



4. Salon 1930 (Buena Vista Social Club)

No salão do Hotel Nacional nas terças, quintas e sábados, ocorre um jantar com show  de música cubana com convidados do Buena Vista Social Club. São músicos, geralmente muito bem selecionados, que performam composições próprias e clássicos.

.

salon 1930

Foto: 500hiddensecrets

Endereço: Hotel Nacional, Calle 21, esquina O, Vedado



5. Cabaret Parisien 

Assim como o Tropicana, o Cabaret Parisien é um dos mais prestigiados do estilo em Havana. Inaugurado nos anos 1930, já recebeu visitantes como Frank Sinatra, Ava Gardner, Buster Keaton e Winston Churchill, para citar apenas alguns. Era muito frequentado pelos hóspedes do Hotel Nacional de Cuba, o mais luxuoso do século passado e que até hoje serve de abrigo para o Cabaret.

.

cabaret parisien

Foto: Hotel Nacional de Cuba

Endereço: Hotel Nacional, Calle 21 y O, Vedado. 

 

6. Casa de La Musica 

Essa rede de casas de shows possui dois estabelecimentos em Havana: uma em Centro Habana e outra em Miramar. Nelas, é possível assistir excelentes performances de músicos cubanos, por vezes famosos, por um custo razoável. Os locais são muito frequentados pelos cubanos. 

.

casa de la musica

Foto: Havana Insider

Endereço em Centro Havana: Calle Galiano entre Concordia & Neptuno 

Endereço  em Miramar: Calle 20 entre Avenidas 33 e 35



7. Centro Cultural Bertold Brecht

Imperdível para aqueles que buscam por ambientes no estilo mais “alternativo”. É frequentado tanto por turistas quanto pelos moradores de Havana. Conta com excelentes atrações e oferece coquetéis e aperitivos. 

.

Centro Cultural Bertold Brecht

Foto: Cuba Absolutely,

Endereço: Calle 13 esquina L, Vedado.

 

8. Gran Teatro de La Habana “Alicia Alonso”

Trata-se da construção mais emblemática e importante entre as que recebem performances artísticas em Cuba. É a maior casa de ópera do país e também sede do Ballet Nacional, fundado pela prima ballerina assoluta, Alicia Alonso, em 1948, cujo nome foi incorporado ao teatro em sua homenagem. Situado em frente ao Parque Central, sua arquitetura neobarroca suntuosa chama a atenção dos passantes. Para entrar e assistir um espetáculo é preciso estar trajando roupas formais.

.

Gran Teatro de Havana

Endereço: Paseo de Martí # 458, Centro-Habana

 

9. Café Cantante Mi Habana

Situado no porão do Teatro Nacional, o Café Cantante recebe shows de estilos musicais diversos, com artistas prestigiados da cena musical cubana. As noites contam com apresentações de hip-hop, salsa, rock, pop e música afro-cubana tradicional. Mais tarde, os mais renomados grupos de salsa tocam até às 3 da manhã. 

.

Cafe Cantante Mi Havana

Foto: Bienvenidos Cuba

Endereço: Teatro Nacional de Cuba, Avenida Paseo, esquina 39, Vedado.



10. El Gato Tuerto

Inaugurado nos anos 1960, o local costumava ser ponto de encontro de intelectuais e artistas. Ícones do bolero e do “filin” (gênero musical cubano que surgiu nos anos 1950 com influências do jazz norte-americano) se apresentaram na casa. A renomada cantora Omara Portuondo, por exemplo, cantou no local. 

O El Gato Tuerto conta um restaurante no piso superior e, no térreo, ficam expostas obras de artistas cubanos. A casa é um centro de exposições para pintores renomados e jovens criadores.

.

El Gato Tuerto

Foto: Havana Insider

Endereço: Calle O, entre 17 e 19, Vedado. 

 

11. Asociación Cultural Yoruba de Cuba

A associação abrange um centro cultural e um museu que abordam a temática da Santería, religião de origem africana com grande adesão na sociedade cubana.  Além da exposição das esculturas dos vários Orixás, a associação organiza “tambores” (cerimônias musicais da Santería) nas sextas-feiras às 18h.

.Endereço: Paseo de Martí # 615, entre Monte e Dragones, Centro-Habana.



12. Cabaret Turquino

Situado no 26º andar do hotel Habana Libre, o Cabaret Turquino proporciona aos visitantes e frequentadores, além dos espetáculos, uma vista privilegiada da cidade. O Habana Libre foi construído pela rede hoteleira Hilton, mas após a Revolução foi estatizado e chegou a ser usado como sede do governo nos primeiros três meses de 1959.

.

cabaret turquino

Foto: Melia

Endereço: Calle L esquina 23, Vedado.



13. Centro Cultural La Casa de 18

Casa de shows e bar frequentada pelo público que aprecia bolero e música romântica.

Endereço: Calle 18 entre 3ra e 5ta, Miramar. 



14. Don Cangrejo

Uma das boates mais frequentados pela juventude cubana nas sextas à noite e que também funciona como restaurante durante o dia. A boate está situada em um espaço aberto voltado para o mar e, justamente na área central do clube, encontra-se uma piscina coberta. Há apresentações ao vivo pela noite. 

.

don cangrejo havana

Foto: TripAdvisor

Endereço: Avenida 1ra # 1606, entre 16 e 18, Miramar.



15. Habana Café

Esse estabelecimento pode ser considerado uma versão cubana do famoso “Hard Rock Café”. Localizado dentro do Hotel Melia Cohiba, funciona como restaurante que oferece performances musicais durante as noites. Sua decoração é memorável: baseada em uma temática anos 1950, inclui um avião antigo pendurado no teto, um Chevrolet conversível e um Buick de 1957. 

.

Cafe La Habana

Foto: HavanaCuba

Endereço: Hotel Melia Cohiba, Paseo, entre 1ra e 3ra, Vedado. 

 

 

WhatsApp Contato por WhatsApp