Euro ou dólares? Qual moeda levar para Cuba?
Até pouco tempo, levar Euros era, inequivocamente, a melhor opção. No entanto, hoje o Dólar estadunidense apresenta uma pequena vantagem se comparado a moeda europeia.
Mas o que mudou? Por que o dólar se valorizou no mercado cubano?
Existem duas razões principais: depósito bancário e câmbio informal.
Recentemente, o Banco Central de Cuba autorizou o depósito de dólares em contas locais, o que antes não era permitido. Assim, os cubanos trocam pesos por dólares e depositam nas suas contas pessoais. Esse saldo é transformado em “Moeda Livremente Conversível” (MLC), moeda local equivalente ao dólar, e a população compra produtos em determinadas lojas e mercados que só aceitam cartão de crédito em MLC.
Outro fator é a existência do mercado informal de câmbio que paga consideravelmente mais do que o oficial.
Atualmente, o câmbio oficial, vigente nas casas de câmbio (CADECAS) e bancos, efetua uma taxa de conversão muito inferior ao câmbio paralelo.
Por exemplo, enquanto a casa de câmbio paga 110 pesos por 1 dólar, o câmbio paralelo pode ofertar 200 pesos ou mais (a cotação varia bastante).
Devido a essa diferença acentuada, o câmbio paralelo é hoje o mais praticado em Cuba, inclusive pelos turistas.
Assim, se você realizar câmbio no mercado informal, siga essas #Dicas para não correr o risco de levar golpes e perder dinheiro:
procure trocar dinheiro com anfitriões das casas particulares ou hostais;
diretamente nos restaurantes perguntando antes qual o câmbio praticado;
não troque dinheiro na rua e com desconhecidos.
Outra #Dica: troque aos poucos o seus euros/dólares. A razão é simples: será difícil fazer o câmbio reverso e você perderá dinheiro se “sobrar” muitos pesos.