Viagem Cultural Feira Internacional do Livro de Havana 2020

Em fevereiro de 2020, realizamos uma Viagem Cultural especial, com participação na tradicional Feira Internacional do Livro de Havana. Foram momentos divertidos ao lado de um grupo incrível. Confira uma pequena retrospectiva de alguns dos momentos mais memoráveis dessa experiência:

1- Passeio pelo Centro Histórico de Havana.

O primeiro dia do grupo em Cuba foi de muita caminhada pelas belíssimas construções que simbolizam a trajetória da história da cidade de Havana desde a colonização até o período posterior à Revolução. Visitamos as quatro praças principais, Capitólio, Catedral, entre outras edificações emblemáticas da arquitetura de Havana, os participantes descobriram a complexa história de Cuba e alguns segredos da capital.

Havana. Passeio no Capitolio Nacional de Cuba.

2- Jantar no restaurante soviético Nazdarovie 

Nosso grupo jantou no Nazdarovie, restaurante com culinária russa e uma divertida decoração temática da propaganda comunista da antiga União Soviética. Situado em frente ao Malecón (avenida beira-mar de Havana), o restaurante proporciona uma vista agradável do mar aos clientes.

Além dos pratos típicos, o local ainda conta com uma decoração que remonta à arte do “socialismo realista”, como pôsteres e quadros caracterizados pela representação glorificada de valores comunistas.

3- Viñales: passeio pelo Valle del Silencio

Tomamos a carretera (estrada) de Havana a Viñales com o objetivo de proporcionar ao grupo a vivência da zona rural de Cuba. Os participantes conheceram o Valle del Silencio, no qual diversas famílias cultivam nas fincas alimentos e especiarias típicas da região. O grupo recebeu explicações sobre diversos produtos produzidos de forma natural, como café, mel e rum, tabaco e a elaboração artesanal de charutos.

Curiosidade: a produção agrícola de Viñales é integralmente orgânica. A UNESCO tombou o Valle de Viñales como Patrimônio da Humanidade, entre outras razões, pela preservação dos métodos tradicionais de plantio. Os agricultores da região devem manter a produção livre de agrotóxicos para garantir a continuidade do título.

Viñales. Visita a plantação de tabaco.

4- Cayo Jutías 

Quem visita Cuba não pode deixar de desfrutar da praia. Descansamos e curtimos o maravilhoso mar do Caribe. Distante a 55 km de Viñales, encontra-se a paradisíaca e não habitada praia de Cayo Jutías. Com areia clara, águas verdes tão límpidas que é possível enxergar o fundo e pouca presença de ondas, o mar de Cayo Jutías forma quase uma piscina natural para o deleite dos visitantes.

Praia. Dia de curtir Cayo Jutías.

5- Recorrido pelos arredores do Valle de Viñales 

A bela paisagem que envolve Viñales faz da cidade e seu entorno o maior polo de atração de turistas do oeste do arquipélago. Entre os locais de interesse na região, desbravamos em barco o interior da Cueva del Indio, caverna com estalactites e estalagmites e esculturas rupestres dos povos nativos, visitamos o Mural de la Pré-História, pintado pelo muralista cubano Leovigildo González e contemplamos uma vista privilegiada dos mogotes (formação montanhosa típica do vale) no mirante do hotel Los Jazmines.

Viñales. Expedição pela Cueva del Índio.

6- Passeio de conversível por Havana

De volta a Havana, realizamos um dos passeios mais imperdíveis da cidade: um recorrido em um conversível americano dos anos 1950. Visitamos a Plaza de la Revolución, onde a guia responsável pelo passeio explicou ao grupo sobre o significado da praça e dos ícones da história de Cuba que estão nela representados em monumentos e fachadas.

Plaza de la Revolución. Passeio de carro clássico.

7- Feira Internacional do Livro de Havana 

Finalmente, realizamos o passeio que atribuiu a temática da Viagem Cultural de Fevereiro: a visita à 29ª edição da Feira Internacional do Livro de Havana. Fomos à sede principal da feira, que como em edições anteriores ocorreu na Fortaleza San Carlos de La Cabaña, e pudemos conferir os diversos estandes das editoras distribuídos pelo labirinto da fortificação militar que forma o sistema defensivo da cidade inaugurado no século XVIII. Além da venda de livros, palestras, apresentações e homenagens ocorriam simultaneamente na fortaleza.

Morro La Cabãna. Passeio na Feira Internacional do Livro de Havana.

8- Visita à F.A.C – Fábrica de Arte Cubano

O local foi eleito pela TIME em 2019 como um dos 100 melhores lugares do mundo. Trata-se de uma antiga fábrica de azeite que foi transformada em um espaço multi-artístico recentemente. Concertos de música clássica, boate, apresentações artísticas, exposições, galerias e mais! Tudo isso ocorrendo simultaneamente torna o espaço no mais incrível da noite habanera.

FAC. Visita à Fábrica de Arte Cubano.

9- Resort em Varadero

Eleita pelo site TripAdvisor como a “melhor praia do mundo” em 2019, Varadero foi estrategicamente escolhida para o desfecho da Viagem Cultural de fevereiro. Após a agenda recheada de passeios dos dias anteriores, o grupo pôde desfrutar de alguns dias de relaxamento em um resort all inclusive na beira da praia. Nada como um merecido descanso no mar caribenho para concluir o primeiro recorrido por la isla de 2020!

Tudo incluído. Hotel na praia de Varadero.

10- O Carinho da Maria e do Roberto

Por fim, não poderíamos deixar de fora o carinho e a recepção da Maria, Roberto e demais anfitriões! A hospedagem em casa de família cubana é essencial para que a viagem cumpra seu propósito de promover o diálogo e a imersão cultural na ilha. O melhor de nossa estadia definitivamente estava na geração de laços e novas amizades entre o grupo e com nossos anfitriões cubanos!

Amistad. Confraternização com os anfitriões em Cuba: Maria e Roberto. Foto: Edinho Kunzler.

E assim, a Dicas sobre CUBA concretizou com êxito mais uma Viagem Cultural a Cuba. Agradecemos a presença e a confiança de todos os participantes e também de todos que compartilharam a viagem nas redes sociais com seus amigos.

Lançaremos novas datas para os próximos grupos. Fique atento a nossas páginas no Facebook e Instagram para garantir sua inscrição! 😉