Conheça 3 motivos para visitar Cuba

.

Cuba é um país fascinante situado em um arquipélogo belíssimo de ilhas no coração do Caribe. A nação tem cerca de 12 milhões de habitantes, dos quais 2 milhões estão concentrados em sua capital, Havana.

Cuba é um verdadeiro paraíso para os entusiastas por viagens dos mais variados estilos. Repleto de belezas naturais, eventos culturais, cena artística vibrante e, acima de tudo, um povo extremamente acolhedor e receptivo.

.

Navio de cruzeiro na baía de Havana.

.

Motivos para conhecer Cuba não faltam, mas nesta seção listaremos três ótimas razões para visitar Cuba que comprovam que a ilha é um destino que encanta pessoas que buscam as mais variadas experiências em suas viagens. Confira!

.

Sistema Sócio-Econômico e História

Muitas vezes, quando alguém menciona Cuba a imagem que surge quase automaticamente é o modelo socialista implantado no país. De fato, o país é o único a ter adotado e mantido até hoje o sistema socialista em toda a América. No entanto, a narrativa que repercute frequentemente na mídia é a de que os cubanos vivem sob um regime autoritário, que reprime quaisquer formas de contrárias de expressão política. Esse imaginário leva muitas pessoas a sentirem insegurança de visitar a ilha mesmo com grande curiosidade em fazê-lo. A realidade, contudo, é que aqueles que viajam para Cuba descobrem um país extremamente aberto e preparado para o turismo, com um povo extremamente receptivo e um ambiente seguro ao qual muitos brasileiros (infelizmente) não estão acostumados.

.

Interior de uma casa particular no centro histórico de Havana.

.

Conhecer um país que adere a um sistema sócio-econômico diferente do qual estamos habituados é uma experiência fascinante e singular, que levamos para o resto da vida. Trata-se de uma grande oportunidade de vivenciar outros modos de organização social e material através da qual abrem-se novas perspectivas para refletir sobre a sociedade na qual vivemos. 

.

Praça da Revolução em Havana.

.

Além da possibilidade de conhecer um pouco do sistema socialista, visitar a ilha caribenha proporciona também uma degustação do descobrimento do passado colonial, muito bem conservado, assim como a história da Revolução Cubana, presente em diversos museus espalhados pelo país e, evidentemente, nos relatos do próprio povo cubano, no qual permanecem vivos os detalhes dessa transição experenciada por eles. Cuba é um país que preserva sua história. Por isso, apesar de todas as dificuldades e do embargo imposto pelos EUA, sustenta a coesão social que mantêm vívidos os valores revolucionários mesmo após tantas décadas.

.

Passeio de carro clássico anos 1950 no Hotel Nacional de Cuba.

.

Atrações turísticas e Belezas Naturais

Com inúmeras belezas naturais e maravilhas arquitetônicas, Cuba é um prato cheio para o turismo e as fotografias.

Sabia que a região de Varadero é um dos destinos mais famosos do mundo para quem procura praias paradisíacas? Varadero, a 140 km da capital Havana, é o principal destino dos turistas que buscam desfrutar das praias do país.

.

Praia de Varadero, eleita a 2ª melhor praia do mundo (TripAdvisor 2019).

.

Areias brancas, águas cristalinas, mornas e tranquilas são alguns dos atrativos das praias da região. Além de Varadero, existem diversas outras opções de praias paradisíacas em Cuba, inclusive os Cayos, pequenas ilhas situadas perto da ilha principal, acessíveis através de estradas construídas sobre o mar, ou então de avião. Esses destinos contam com hotéis resorts no estilo tudo incluído, que se apresentam como uma relaxante forma de passar as férias.

Já em Havana, você se perderá nas belezas arquitetônicas da capital cubana. A parte histórica da cidade, Habana Vieja, foi, inclusive, tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por conta de sua beleza única e da preservação da arquitetura da época colonial.

.

.

Igrejas, museus, fortalezas, teatros... as opções são inúmeras. O estilo colonial se faz presente em uma parcela considerável do território cubano, formando uma paleta de cores e detalhes que é um deleite para os olhos dos turistas, especialmente daqueles que pedem por uma fuga dos grandes prédios e arranha-céus das cidades grandes.

Outras cidades cubanas não ficam atrás da capital nesse quesito: Santiago de Cuba com sua vibrante vida musical e artística, Trinidad com seu riquíssimo patrimônico arquitetônico e histórico, também tombados pela UNESCO, Viñales com suas paisagens naturais e plantações de tabaco...cada uma a sua maneira, proporcionam o desejo de retornar àqueles que as visitam.

.

Gastronomia

Devido ao passado colonial de Cuba, pratos típicos da cozinha europeia estão presentes nos cardápios dos restaurantes e nos lares cubanos. Entre eles, destaca-se a Ropa Vieja, feito com carne de gado desfiada e legumes.

.

Ropa Vieja. Foto: site Mexido de ideias.

.

Em função da abundância de fauna marítima que contorna o país, pratos contendo peixes, lagostas e mariscos são extremamente comuns no país, e muito bem preparados!

.

.

A cozinha cubana também é conhecida pela vasta variedade de frutas que se encontram no território, graças ao clima tropical da ilha. Bananas, mangas, goiabas, abacaxi e mamão estão no topo da lista de preferência dos cubanos.

Cuba também se destaca por seus drinques refrescantes. Afinal, quem nunca ouviu falar em mojito? Os drinques típicos do país criaram tanta fama que hoje em dia são reproduzidos por todo o mundo.

Mojito, Daiquiri, Cuba Libre ou Piña Colada... não importa quais drinques preferir, vale a pena visitar bares e restaurantes em Cuba. Peça petiscos e pratos tradicionais, acompanhados de um drinque refrescante e, de preferência, experimente o rum mais famoso da ilha, o Havana Club!

.

Mojito, Daiquiri e Cuba Libre.

.

Enfim, Cuba é um país único e encantador que, apesar de todas as dificuldades, conseguiu manter seus valores e, hoje, é capaz de conferir experiências incomparáveis para qualquer pessoa que o visite!

Somente em 2018, Cuba recebeu mais de 4,7 milhões de turistas estrangeiros. Em relação ao ano anterior, aumentou em 16% o número de brasileiros que viajam para ilha. Neste ano, a meta do Ministério de Turismo é superar 5,1 milhões de visitantes. Quem tal ser um deles?

.

Que tal relaxar na praia em Cuba?

.

Caso você já esteja decidido a visitar o país ou ainda precise de mais um empurrãozinho para comprar suas passagens, não deixe conhecer as outras seções da nossa página e nos acompanhe no Facebook e Instagram. Se tiver alguma dúvida, entre em contato! Você encontrará curiosidades, opções de experiências para aproveitar a cultura e outras atrações da ilha, dicas turísticas, informações históricas e muitas fotos que te deixarão sonhando com sua viagem! Uma coisa podemos garantir: você vai amar conhecer Cuba!

Comments are closed.

WhatsApp Contato por WhatsApp