Quando ir?

Quando ir?

.

Dados gerais

.

Localização

Cuba está localizada entre o Golfo do México e o Mar do Caribe. Conta com 1.250 km de longitude. É uma ilha estreita, nunca se está a mais de 95 km da costa. Limites: fica a 180 km da península da Flórida (EUA), a 210 km da península de Yucatán (México), a 77 km do Haiti e a 140 km da Jamaica.

.

De ponta a ponta, Cuba tem 1.250 km de extensão. Foto: reprodução Google.

.

Divisão administrativa

O arquipélago cubano consiste na ilha principal de Cuba, na Ilha da Juventude e nas várias ilhas menores. O país conta com 15 províncias, 168 municípios e o município especial Isla de la Juventud. Possui uma população de aproximadamente 11,4 milhões de habitantes (CEPAL/2019).

.

.

Províncias (de Leste para Oeste): Pinar del Río, Artemisa, La Habana, Mayabeque, Matanzas, Cienfuegos, Villa Clara, Sancti Spítitus, Ciego de Ávila, Camagüey, Las Tunas, Granma, Holguín, Santiago de Cuba, Guantánamo.

.

Havana, a capital

A província de La Habana engloba administrativamente 15 municípios: Habana Vieja, Centro Habana, Cerro, 10 de Octubre, Arroyo Naranjo, Boyeros, Habana del Este, Regla, Guanabacoa, San Miguel del Padrón, Cotorro, Plaza de la Revolución, Playa, Marianao e La Lisa. Vedado é um distrito do município de Plaza.

.

Municípios que integram La Habana. Foto: Ediciones GEO.

.

Vista panorâmica de Havana, com Malecón ao fundo.

.

Havana é a capital do país e o destino turístico mais importante. As principais atrações turísticas estão em Habana Vieja, Centro Habana e Vedado.

.

Habana Vieja, Centro Habana e Vedado: as principais regiões de Havana. Foto: aplicativo Maps.ME

.

Fuso horário

A diferença de horário entre Havana e Brasília é, geralmente - 1h. Dependendo da vigência dos horários de verão cubano e brasileiro, a diferença pode ser de até -3h.

.

Alta e Baixa temporada

O clima em Cuba é tropical, com ventos constantes que sopram do Atlântico. A ilha tem duas estações bem definidas: a seca, de novembro a abril, e a chuvosa, de maio a outubro. A época de tempestades tropicais e possibilidade de furacões ocorre entre agosto e outubro. A alta temporada do turismo, com preços mais caros, vai de novembro a março e entre julho e agosto.

.

Temperatura média em Varadero, praia a 140 km de Havana.

.

Datas importantes

Os principais feriados e datas importantes em Cuba são o Aniversário do Triunfo da Revolução (1º de Janeiro), o Dia Internacional dos Trabalhadores (1º de Maio), o Dia da Rebeldia Nacional (26 de Julho) e o Início das Guerras de Independência (10 de Outubro).

.

O Exército Rebelde entra em Santa Clara liberada antes de tomar o poder em Cuba em 1º de janeiro de 1959. Foto: Burt Glinn.

Visitantes internacionais

Quem vai para Cuba? Os estrangeiros que visitam a ilha vêm principalmente do Canadá, EUA, Europa, México e Argentina. Nos anos 1990, o governo cubano passou a investir no turismo. Em 20 anos, Cuba conseguiu quadruplicar o número de turistas internacionais, que passou de 1 milhão em 1996 para 4 milhões em 2016.

.

Os canadenses são os que mais visitam Cuba.

.

Cresceu também o número de brasileiros que viajam para Cuba, mas ainda não chegamos a 1%.

Percentual de turistas por país de origem: Canadá 30%, Estados Unidos 7%, Alemanha 6%, Inglaterra 4,9%, Itália 4,8%, França 4,7%, Espanha 3,8%, México 3,3%, Argentina 2,4%. O Brasil representa 0,6% dos visitantes internacionais (fonte: ONE/2016).

.

Calendário de eventos

.

Feira Internacional do Livro de Havana

No início de fevereiro acontece a tradicional Feira Internacional do Livro de Havana, realizada na Fortaleza San Carlos de La Cabaña. A cada ano um intelectual cubano e um país convidado de honra são homenageados. Os livros são baratos em Cuba, pois o país incentiva a leitura e prioriza a educação. A feira é muito prestigiada pela população.

.

Cartaz da Feira do Livro de Havana de 2019.

.

Congresso de Pedagogia

No início de fevereiro acontece, no Palacio de Convenciones de La Habana, o Congresso Pedagogia. O evento reúne profissionais da área da educação para intercâmbio e socialização de pesquisas científicas e boas práticas. O congresso acontece nos anos ímpares e é organizado pelo Ministério de Educação de Cuba, com apoio da UNESCO e UNICEF.

Site do evento http://www.pedagogiacuba.com/

.

Congresso Pedagogia acontece no Palácio de Convenções de Havana.

.

Festival del Habano

O Festival del Habano reúne em Cuba profissionais, imprensa e amantes do mundo dos charutos. A programação inclui seminários e visitas a plantações de tabaco e fábricas de charutos. No encerramento acontece a noite de gala, um jantar especial com lançamentos de séries especiais de charutos cubanos.

.

Exposição no Festival del Habano. Cuba produz os melhores charutos do mundo.

.

Havana World Music

O Havana World Music é um festival de música que acontece ao ar livre no Parque Metropolitano (Almendares), reunindo principalmente jovens cubanos. O evento cresceu e cada vez mais atrai também turistas. Na edição de 2018, a banda cubana Orishas participou do festival.

.

HWM acontece sempre em março.

.

Festival Internacional de Cine de Gibara

O Festival Internacional de Cine de Gibara acontece na cidade Gibara, província de Holguín, uma pequena cidade de pescadores. O festival busca estabelecer um diálogo amplo e plural entre produtores de cinema do mundo. Site oficial www.ficgibara.cult.cu

O FIC Gibara, presidido pelo ator e diretor Jorge Perugorría, é promovido pelo Ministério da Cultura e Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfico (ICAIC). Em 2017, Pablo Milanés fez o show de abertura e o ator Benicio del Toro participou do evento.

.

Pablo Milanés na abertura do FIC Gibara.

.

Cuba Salud

Cuba possui um sistema de saúde reconhecido mundialmente, baseado na medicina preventiva. O país erradicou a transmissão vertical – de mãe para filho – do HIV e da sífilis, desenvolveu tratamentos para vitiligo e pé diabético e recentemente descobriu uma vacina contra o câncer de pulmão. Para debater o tema, o Ministério da Saúde cubano realiza o congresso internacional “Cuba Salud”, reunindo especialistas da área.

.

Cuba Salud evento científico realizado em Havana.

.

Fiesta Del Fuego e Festival del Caribe

O carnaval na ilha é celebrado tradicionalmente em julho, na cidade Santiago de Cuba. É uma festa popular com danças, desfiles e muitos ritmos musicais. Considerado um dos melhores e mais antigos da América Latina, o carnaval "santiaguero" foi declarado patrimônio cultural do país. A "corneta china" é um instrumento típico do folclore popular e marca do carnaval cubano.

.

Carnaval em Santiago de Cuba, a "Capital del Caribe". Fotos: Granma.

.

Festival Internacional del Nuevo Cine Lationamericano

Em dezembro, acontece o Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano em Havana. Acompanhe no site oficial do evento - www.habanafilmfestival.com 

.

.

Brigadas de solidariedade

O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), criado em 1960, promove e articula o movimento mundial de solidariedade a Cuba. O ICAP organiza anualmente as Brigadas Internacionais de Trabalho Voluntário - a Sul-americana (Janeiro/Fevereiro), a 1º de Maio (Abril/Maio) e a Caminhos do Che (Outubro) - voltadas para militantes que querem conhecer a ilha e a história da Revolução cubana.

.

.

Quem viaja para Cuba pelas Brigadas de Solidariedade tem a vantagem de conhecer o país através de um evento oficial. Nos lugares históricos, os participantes são recebidos pela população e autoridade locais, que contam a história do país. Para participar, o interessado deve procurar a associação de solidariedade a Cuba do estado onde reside no Brasil. A nossa dica para quem quer ir pela Brigada é conhecer a Associação José Martí de Solidariedade mais próxima de onde mora, participar da seleção e organizar a viagem de forma que seja possível ficar alguns dias depois do evento, explorando um pouco mais a ilha por conta própria.

.

Brigada Sul-Americana

A Brigada Sul-Americana acontece no início do ano, entre final de janeiro e início de fevereiro. O programa é realizado com participantes dos países da América do Sul que realizam trabalho voluntário e conhecem o país. A primeira semana acontece no Acampamento Julio Antonio Mella, em Caimito, interior de Havana. Na semana seguinte, a Brigada realiza uma viagem ao interior da ilha, geralmente inclui a cidade histórica de Santiago de Cuba, no oriente.

.

Reunião em Cuba dos participantes da Brigada Sul-americana de Solidariedade.

.

Brigada 1º de Maio

A Brigada Internacional Primero de Mayo acontece em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores, geralmente no final de abril ou início de maio, em Havana, com excursões pelas províncias do interior.

.

A população cubana participa em peso do desfile de 1º de Maio.

.

O programa proporciona aos participantes a realização de trabalho voluntário, visita a lugares históricos, palestras e o intercâmbio com organizações sociais, políticas e sindicais cubanas. Os brigadistas participam do tradicional desfile de Primeiro de Maio na Plaza de la Revolución, em Havana.

.

Brigada Caminhos do Che

Em outubro, acontece a Brigada Internacional "Por los Caminos del Che", integrada por delegações de diversas partes do mundo. É um programa de atividades políticas e culturais organizado pelo Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (ICAP) que percorre os lugares históricos de Che Guevara na ilha.

.

A Brigada visita o Memorial do Che na cidade de Santa Clara.

 

 

WhatsApp Contato por WhatsApp