Matanzas e Varadero

Matanzas e Varadero

.

Na província de Matanzas, destacamos a capital de mesmo nome, Matanzas, o balneário de Varadero, a Península de Zapata, a Playa Larga e a Playa Girón.

.

.

Matanzas

.

Fundada em 1690, Matanzas é a capital da província e, partindo de Havana, fica a caminho de Varadero. Também conhecida como "La Ciudad de los Puentes", por causa de suas pontes sobre os rios Yumurí e San Juan, outros a denominam de "Atenas de Cuba", pela expressiva vida artística e cultural da cidade.

.

Hotel Velasco, praça central de Matanzas.

.

Varadero

Varadero é o balneário turístico mais conhecido de Cuba, com praias de areias brancas e água transparente. Geograficamente, Varadero fica na Península de Hicacos. Suas praias são as mais visitadas pelos turistas, pois está pertinho de Havana, distante a 145 km. Para ir a Varadero, você pode tomar um táxi compartilhado ou ir de ônibus intermunicipal (Viazul).

.

.

Em Varadero você pode ficar hospedado em casa particular ou desfrutar de um hotel com tudo incluído. A diária para um casal/quarto duplo custa, em média, 150 CUC. Todas as refeições estão incluídas e as bebibas são liberadas durante a hospedagem, inclusive na beira da praia.

.

.

Os hotéis contam com bares na praia para atender seus hóspedes. Dica: para não ficar indo e voltando ao bar, não esqueça de levar um copo térmico, assim você passa no bar, enche e fica na cadeira de praia curtindo numa boa!

.

Cayo Blanco

Cayo Blanco é um paraíso pertinho de Varadero. Para chegar a Cayo Blanco você deve tomar um barco. As agências de turismo em Varadero vendem o passeio com almoço incluído. O mar é maravilhoso e a travessia, deslumbrante.

.

Passeio a Cayo Blanco. Foto: Francisca Ester Boson.

.

Península de Zapata

.

Para os amantes da natureza, recomendamos conhecer a Península Ciénaga de Zapata, uma reserva ecológica ao sul da província de Matanzas. Existe um complexo turístico chamado Boca de Guamá, com restaurante, bar e 47 cabanas independentes no interior da Lagoa do Tesouro.

Às margens da lagoa existem esculturas representativas de uma aldeia dos índios Taínos que habitavam a região. A obra é da artista cubana Rita Longa. Outro atrativo da região é a visita a um Criadero de Cocodrilos, com mais de 4000 crocodilos, onde o visitante aprende sobre seu modo de vida e criação.

.

.Playa Larga

Playa Larga fica no final da baía dos Porcos. Historicamente, foi um dos principais pontos de desembarque dos mercenários do ataque a Playa Girón, em 1961. Hoje, Playa Larga conta com um hotel e o turista, além de conhecer a história da região, pode desfrutar da praia e realizar mergulhos, já que a localidade é um dos pontos conhecidos para a prática na ilha.

.

"Buceo Contemplativo", Baía dos Porcos.

.

Playa Girón

.

Museo Girón

A principal atração em Playa Girón é o Museo Girón que conta a história da invasão da baía dos Porcos. Em 1961, as Forças Armadas Revolucionárias, lideradas por Fidel Castro, derrotaram o exército contrarrevolucionário, patrocinado pelos Estados Unidos.

.

Hotel Playa Girón.

.

A vitória foi fundamental para consolidar a Revolução cubana. Girón também é um dos melhores lugares para prática de mergulho na ilha. A praia tem estrutura para abrigar os turistas, a exemplo do hotel exposto na foto acima, que conta com boas facilidades. Para conhecer este lugar histórico da Revolução cubana, pense em um roteiro Havana-Girón e depois seguindo por Cienfuegos e Trinidad.

.

Museu Girón.

WhatsApp Contato por WhatsApp