Levar para Cuba

Levar para Cuba

Listamos alguns itens para você levar que podem facilitar a sua viagem.

.

Roupas e calçados confortáveis

O que vestir? Recomendamos roupas e calçados confortáveis. E para proteger do sol: chapéu/boné, óculos e protetor. É importante levar agasalho e roupa comprida para usar à noite, quando cai a temperatura. No mais, faça como os amigos "gringos" da foto e vá pra Cuba!

.

.

Adaptador tomada

A tomada padrão em Cuba é aquela para plugues de dois pinos achatados | | . A corrente elétrica é de 110 volts e 60 Hz. Portanto, não esqueça de levar um adaptador.

.

.

Protetor solar

Faz bastante calor em Cuba e no verão o sol é intenso. Então, não esqueça de levar protetor solar. Não saia na rua sem estar protegido. Reaplique o protetor solar com mais frequência quando estiver na praia. Se por acaso esquecer de levar, existem lojas que vendem protetores solares em CUC, mas será um pouco mais caro porque o produto é importado.

.

Presentes para famílias cubanas

Quem fica hospedado numa casa de família cubana volta ao Brasil com novos amigos.  Você será muito bem recebido. É comum os brasileiros levarem presentes para as famílias cubanas. As mulheres cubanas são muito vaidosas, conheço amigas que levaram esmalte, bijuterias e perfumes. Outra dica é levar café brasileiro. Existem algumas edições especiais de cafés de regiões do Brasil. Algumas pessoas levam balas e pirulitos para distribuir às crianças.

.

Comidas, doces e salgados

Os supermercados cubanos são diferentes dos nossos. Embora tenha aumentado o número de lojas de conveniência e pequenos mercadinhos na ilha, a variedade de produtos ainda é pequena.  Além disso, doces e salgados podem custar um pouco mais caro do que no Brasil, pois são praticamente todos importados.

.

Pacote de torrada no mercadinho cubano sai por aproximadamente 1 Euro.

.

Então, recomendamos levar salgadinhos, castanhas, amendoim, barras de cereais, bolachas e chocolate. O que puder levar do Brasil, melhor. Na foto, o pacote de torradinha no mercado de Viñales sai por 1,15 CUC, aproximadamente 1 Euro.

.

Itens de higiene pessoal

As hospedagens cubanas, sejam casas particulares ou hotéis, disponibilizam sabonete e papel higiênico. No passado, por conta do embargo econômico, demais itens de higiene eram caros e até difíceis de encontrar na ilha. Hoje, não mais. No entanto, recomendamos não esquecer de levar o restante dos seus itens de higiene pessoal (xampu, condicionador, cremes, protetor solar), pois se terminar ou esquecer você irá pagar um pouco mais caro para comprar. Assim como as guloseimas, são itens importados.

.

Remédios

Como em qualquer viagem ao exterior, é recomendável levar remédios para pequenas enfermidades, como dores leves de cabeça e enjoos, por exemplo. Quem realiza tratamento específico, como controle de diabetes ou hipertensão, deve cuidar para não esquecer de levar os medicamentos.

Dica: no subsolo do hotel Habana Libre, em Vedado, existe uma farmácia onde você pode encontrar antialérgicos ou outros remédios simples. Em Cuba, se você passar mal, terá que ir ao médico, fazer uma consulta. As farmácias não vendem remédios sem prescrição médica.

 

WhatsApp Contato por WhatsApp