Perguntas frequentes

Q?

Quanto tempo dura a viagem até Cuba?

A.

Depende da cidade de origem, mas geralmente um voo partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, dura entre 10 e 11 horas até Havana.
.
Como no momento não existem voos diretos do Brasil - somente com escala no Panamá pela Copa Airlines ou Lima/Bogotá pela Avianca -, deve-se considerar ainda o tempo de espera na conexão, geralmente de 1 a 2 horas.

Tempo de voo (sem as horas da conexão):

.

São Paulo Panamá 7h 10min
Panamá Havana 2h 50min

.

São Paulo Lima 5h 30min
Lima Havana 5h 20min

Q?

Quanto custa a diária do resort em Cuba?

A.

A diária de um resort para DUAS pessoas (quarto duplo/casal) sai, em média, 650 reais. Reservando com antecedência, pode custar menos de 600 reais. Esse tipo de acomodação conta com TUDO incluído (hospedagem, alimentação, bebidas). Open bar e cabaninha na beira da praia garantidos!

.

Q?

Precisa de visto para ir pra Cuba?

A.

Sim. A concessão de visto de turismo para brasileiros que viajam a Cuba é simples: comprar o visto custa atualmente 20 dólares americanos, através da própria companhia aérea no dia da sua viagem. Caso não for oferecido no momento do check-in, no embarque no Brasil (alguns aeroportos daqui já vendem), a própria companhia disponibilizará o visto na conexão. Quem viaja pela Copa Airlines compra na conexão da Cidade do Panamá. Nos voos da Avianca, o visto pode ser adquirido em Lima ou Bogotá.

 

Q?

Como funciona hospedagem em casa de família cubana?

A.

Nos anos 90 Cuba começou a desenvolver o turismo na ilha. O governo criou um sistema de hospedagem, denominado em espanhol de Casa Particular, um "AirBnb cubano". A família cubana oferece um quarto em sua casa com banheiro privativo, frigobar e ar condicionado para turistas estrangeiros.

O Ministério de Turismo de Cuba fiscaliza e credencia as famílias que cumprem os requisitos para receber hóspedes. As casas são identificadas na porta de entrada com um adesivo de logotipo azul Arrendador Divisa. Quando o estrangeiro chega, ele oferece o passaporte, a hospedagem é registrada no livro da casa e o pagamento pode ser feito no ato. O sistema é seguro e funciona bem, desde que você se hospede em casas oficiais. Jamais se hospede em uma casa não credenciada!

 

Q?

Qual moeda devo levar? Dólar ou euro?

A.

Cuba tem duas moedas: o peso convertible (CUC) e o peso cubano (CUP), também chamado de moneda nacional. Entre os turistas circula o CUC e a população local usa o peso cubano. Para adquirir CUC na ilha, é aconselhável que o turista leve Euros. O dólar americano não é recomendável pois perde-se dinheiro com o pagamento da taxa de conversão.

A lógica da conversão é:

Euro €: quotação variável, geralmente 1 EURO = 1,10/1,15 CUC.

Dólar U$: quotação fixa, sempre 1 Dólar = 0,87 CUC.

 

 

WhatsApp Contato por WhatsApp