Cayos e Isla de la Juventud

Cayos e Isla de la Juventud

.

Cuba é um arquipélago formado por duas grandes ilhas: Cuba e  Isla de la Juventud. O país conta também com mais de 4 mil pequenas ilhas e cayos. A Isla de la Juventud é um Município especial, acessível por barco (ferry). Cayo Largo fica ao sul da ilha e é apenas acessível de avião. Já os outros Cayos são acessíveis através das rodovias que foram construídas sobre o mar, conhecidos como pedraplén.

.

.

Cayo Jutías

Cayo Jutías fica perto de Valle de Viñales, 55 km. A praia é fantástica, com água transparente. Não tem hospedagem na praia, o ideal é você contratar um passeio (carro compartilhado) que sai pela manhã de Viñales e retorna no final da tarde.

.

.

.

Apesar de não haver hotel, Cayo Jutías conta com um restaurante e estrutura para receber os turistas. O melhor de Cayo Jutías são as praias desertas que, dependendo da maré, você pode acessar caminhando.

.

Restaurante em Cayo Jutías.

.

Cayo Santa María

Cayo Santa María está a 393 km de Havana. Da cidade de Santa Clara, no centro da ilha, são 115 km. Você pode ir de carro (táxi compartilhado), ônibus ou avião. As praias em Cayo Santa María são lindas: água transparente, um paraíso ideal para relaxar e curtir.

.

.

Escolha bom hotel e fique pelo menos duas noites. Diferente de Varadero, em Cayo Santa María não existe a opção de hospedagem em casa de família cubana, apenas hotéis com tudo incluído.

.

Passeio de veleiro em Cayo Santa María.

.

Cayo Coco e Cayo Guillermo

Jardines del Rey é um arquipélago na costa nordeste de Cuba, no qual estão Cayo Coco e Cayo Guillermo. De Havana a Cayo Coco são 510 km. De Ciego de Ávila, capital da província de mesmo nome, Cayo Coco está a aproximadamente 100 km. Você pode incluir esses Cayos no seu roteiro pela ilha ou ir direto de Havana de avião ou ônibus.

.

Praia em Cayo Coco, vista da janela do hotel.

.

Existe uma estrada que liga o Cayo Coco à ilha principal de Cuba. Para curtir as praias lindas de Cayo Coco e Cayo Guillermo a melhor opção é reservar um bom hotel tudo incluído. Você pode ficar hospedado em um deles e visitar a praia do outro. Cayo Guillermo está a 45 km de Cayo Coco. Os dois estão interligados por uma ponte e existe um ônibus turístico que percorre as principais praias.

.

Dia de praia em Cayo Coco.

.

Cayo Coco, depois de Varadero, é o principal destino dos turistas em Cuba. Já Cayo Guillermo abriga a Playa Pilar, uma das melhores praias do Caribe. O arquipélago também é muito procurado para a prática de mergulho.

.

Playa Pilar, Cayo Guillermo.

.

Cayo Largo del Sur

Cayo Largo del Sur, ou simplesmente Cayo Largo, fica ao sul da ilha e pertence ao arquipélago chamado Jardines de la Reina. O acesso se dá apenas por avião e o voo desde Havana dura 50 minutos. As principais praias de Cayo Largo são Playa Sirena, Playa Paraíso e Playa Blanca. Existem passeios de mergulho e visita a outros cayos do arquipélago ou a Cayo Iguana.

 

Foto: Rafael Rezende.

 

Foto: Rafael Rezende.

 

Foto: Rafael Rezende.

.

Isla de la Juventud

A Isla de la Juventud fica na costa caribenha de Cuba, 100 km ao sul da ilha principal. Do porto de Batabanó partem barcos (ferry) para Nueva Gerona, a capital da Isla de La Juventud. Outra opção é ir de avião. A ilha também é um município especial de Cuba.

.

.

Amanhecer na Isla de la Juventud.

.

Dentre as atrações, estão as reservas ecológicas da ilha, as praias paradisíacas e a visita ao Presídio Modelo, onde Fidel e outros líderes do assalto ao quartel Moncada ficaram presos depois do ataque frustrado em 1953.

.

Presídio Modelo.

 

 

WhatsApp Contato por WhatsApp