Câmbio e Dinheiro

Câmbio e Dinheiro

A particularidade de possuir 2 moedas distintas faz com que alguns viajantes tenham a impressão de Cuba ser um tanto misteriosa ou "complicada". Isso é somado ao fato de poucos estabelecimentos comerciais aceitarem cartões de crédito, aos quais nós brasileiros estamos muito acostumados, o que é, em grande medida, fruto do bloqueio econômico imposto unilateralmente pelos Estados Unidos.

Porém, nesta seção desmistificaremos essas questões e provaremos que, com um pouco de atenção e planejamento, manejar seu dinheiro durante a viagem em Cuba não será nenhum enigma.

 

CUC e CUP

Cuba tem duas moedas: o peso convertible (CUC) e o peso cubano (CUP), a chamada moneda nacional. Entre os turistas circula o CUC e nos lugares populares e típicos do povo cubano, o CUP.

Equivalência: 1 CUC = 24 CUP.

Camilo Cienfuego. 20 Pesos Cubanos (CUP).

.

Atenção ao receber troco!!! Se você pagar em CUC (pesos convertibles), exija o troco em CUC. Alguns "se confundem" e dão o troco em pesos cubanos (CUP), a moeda nacional, que vale bem menos. Em Cuba não existe violência, assalto com armas, mas alguns podem se aproveitar e aplicar pequenos golpes nos turistas.

Dica: Existe uma forma muito simples de diferenciar as cédulas. Na parte da frente das notas de CUC constam imagens de monumentos e nas de CUP fotos de perfis dos heróis cubanos. Com um pouco de atenção, você também perceberá que nas cédulas de CUC está escrito “pesos convertibles”.

.

No lado esquerdo estão as cédulas de CUC, que valem mais, e na direita as de CUP.

.

Euro ou Dólar?

As transações financeiras dos turistas são feitas em CUC, os pesos convertibles. A melhor opção ao viajar para Cuba é levar Euro €. O turista que viajar com dólares americanos perderá dinheiro ao trocar na casa de câmbio.

1 US$ = 0,87 CUC (cotação fixa)                1 EURO = 1,14 CUC (cotação variável)

Para calcular os preços em reais, tenha em mente que 1 CUC é mais ou menos 0,90 de EUROS.

.

Notas de pesos convertibles (CUC).

 

 

CADECA

As casas de câmbio chamam-se CADECA. Você encontrará fácil uma para trocar seu dinheiro (Euro) por CUC. Para saber onde fica a CADECA mais próxima, pergunte: Donde se encuentra la CADECA más cercana?

.

CADECA são as casas de câmbio cubanas.

 

As CADECAs do Aeroporto Internacional José Martí ficam na parte externa, na saída do desembarque. São duas e geralmente a fila é grande, pois muitos voos chegam no mesmo horário. Troque apenas o dinheiro necessário para a chegada em Havana, pois na cidade o câmbio geralmente é mais favorável.

.

Cambio de Moneda. CADECA do aeroporto José Martí.

 

A CADECA de Havana Velha fica na Calle Obispo e a de Vedado na Calle 23, próximo à sorveteria Coppelia. Será fácil encontrá-las.

Dica: os hotéis de Varadero e Cayo também trocam dinheiro, mas a cotação das CADECAs das cidades é melhor. Então, procure trocar o dinheiro antes de ir para o hotel na beira da praia. Importante: não troque dinheiro com terceiros, fora da casa de câmbio.

 

Caixa eletrônico

Poucos lugares aceitam cartão de crédito em Cuba. O bloqueio econômico imposto unilateralmente pelos EUA dificulta as transações bancárias. Você conseguirá usar cartão apenas para pagar hospedagem em resorts, no free shop ao deixar a ilha e nas compras de charutos nas lojas Casa del Habano. Talvez algum posto de gasolina aceite o pagamento com cartão ao abastecer o carro. Então, melhor não arriscar: leve dinheiro, Euros de preferência.

 

Cajeros Automáticos. Banco Metropolitano na Calle Obispo.

 

A boa notícia é que a ilha conta cada vez mais com "Cajeros Automáticos", onde é possível sacar dinheiro na moeda do turista, o peso convertible (CUC). Não esqueça de habilitar no Brasil, antes da viagem, o cartão para uso no exterior. Recomendamos levar dinheiro e sacar apenas se precisar em alguma emergência.

Existem caixas no aeroporto José Martí e nas principais áreas turísticas, como a da foto: Banco Metropolitano, na Calle Obispo #257, em Havana Velha.

 

 

WhatsApp Contato por WhatsApp