500 anos de Havana: confira como será a festa

Uma grande festa popular tomará conta de Havana no mês de novembro para comemorar os 500 anos da cidade. Nela, cubanos e turistas desfrutarão de diversas atrações exclusivas que estão sendo preparadas em função da data.

.

A Dicas Sobre Cuba está organizando uma viagem cultural para a ilha nessa data. Confira aqui nosso roteiro.

.

A intensa programação começa com o Festival Internacional de Música “Habana+”, uma partida de beisebol, esporte preferido na ilha, entre Industriales vs Veteranos Cuba e ainda a tradicional Maratona de Havana, que atrai milhares de corredores e turistas do mundo inteiro.

.

Jogo de Baseball em Cuba

.

Quem caminha pelas ruas de Havana atualmente percebe que diversas obras tomam conta dos pontos turísticos. Paralelo aos eventos que precedem as celebrações de aniversário da capital, entre 09 e 14 de novembro, ocorre a jornada de inauguração de obras na cidade, com novos hotéis, a estação central de trem, entre outros. 

.

No dia 14, primeiro dia oficial de comemorações, gatronomia e música serão o foco. Os restaurante mais emblemáticos de Havana, como o La Guarida, El Floridita,  El Cocinero, Nazdarovie, entre outro, irão oferecer jantares temáticos em celebração aos  500 anos. Conforme manda a tradição habanera, música não faltará: artistas animarão as ruas e restaurantes em uma grande noite de serenatas pela cidade.

.

Show em Cuba.

Na véspera, 15, o incomparável Ballet de São Petersburgo chega a Havana em uma noite de gala que promete ser ultra disputada. Já no Malecón, no litoral do centro da cidade, típico ponto de encontro da noite habanera, ocorre a festa popular “A LO GRANDE”, que animará o público em cinco palcos diferentes. Os concertos ocorrem em sincronia com a contagem regessiva para os 500 anos. À meia-noite, fogos de artifício, salvas de tiros de canhão desde a fortaleza La Cabaña, do outro lado da baía, e um grande brinde popular saldarão a chegada do aniversário da capital.

.

.

No dia 16, haverá uma sessão solene da Assembleia Nacional do Poder Popular, com a entrega de condecorações a 500 personalidades residentes na cidade e lançamento do livro “La Habana Volando Alto”. À noite, apresentações de Gala Artística pelo 500 Aniversário de Fundação da Villa de San Cristóbal de La Habana, seguido do show “Van 500 A LO GRANDE…y seguimos".

Confira a programação:

.

09 de novembro

Industriales vs Veteranos Cuba, estádio Latinoamericano

10 de novembro

Maratona de Havana - MARABANA

14 de novembro

Jantar dos 500 anos em todos os restaurantes emblemáticos de Havana

Serenatas Habaneras

15 de novembro

Concerto de Gala do Ballet de São Petersburgo apresentação única (5:00pm)

Coquetel de Boas-vindas aos amigos de Havana (de 6:00pm a 8:30pm)

Cerimônia Especial de “El Templete” (9:00pm)

Noite Habanera “A LO GRANDE” esperando os 500: espetáculos em cinco áreas no Malecón, palco principal será na La Punta. (de 10:00pm a 11:50pm).

Telões pelo Malecón transmitindo a cerimônia das salvas de canhão desde a fortaleza La Cabaña.

Brinde popular pelo aniversário de 500 anos.

Espetáculo de fogos artificiais.

Shows culturais e atrações gastronômicas no Malecón.

16 de novembro

Entrega de condecorações especiais ao amanhecer a 500 personalidades residentes em Havana (de 6:00am a 10:00am).

Inauguração do Selo Postal Habana 500. (9:00am).

Sessão solene da Assembleia do Poder Popular. (10:00am)

Lançamento do livro de imagens “La Habana Volando Alto”.

Noite de Gala Artística pelo 500 Aniversário de Fundação da Villa de San Cristóbal de La Habana. (9:00pm).

Show “Van 500 A LO GRANDE…y seguimos

.

.